Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titan

Dias antes de implodir, submersível Titan apresentou defeito, afirma ex-diretor

Submersível implodiu em junho do ano passado durante expedição aos destroços do navio Titanic; cinco pessoas estavam a bordo

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 20/09/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Submarino da OceanGate implodiu no oceano - Divulgação/OceanGate Expeditions
Submarino da OceanGate implodiu no oceano - Divulgação/OceanGate Expeditions

O submersível Titan apresentou um defeito durante um mergulho poucos dias antes de implodir em junho de 2023, segundo Steven Ross, ex-diretor científico da OceanGate.

Ross relatou que a falha fez com que os passageiros a bordo fossem "lançados de um lado para o outro" e que demorou cerca de uma hora para retirá-los da água. De acordo com o portal de notícias UOL, a declaração foi dada na última quinta-feira, 19, durante o terceiro dia de audiências da Guarda Costeira dos EUA sobre a implosão.

Embora ninguém tenha se ferido no incidente, o ex-diretor destacou que Stockton Rush, cofundador da OceanGate e piloto do submersível, colidiu com o casco durante a falha. Rush foi uma das vítimas da implosão.

Passageiro pendurado

Segundo Ross, um passageiro estava pendurado de cabeça para baixo, enquanto os outros dois se prenderam na tampa da proa. Ele também observou que "não há nada para se segurar dentro do submersível", descrevendo-o como "um tubo bastante liso". Na ocasião, o mar estava agitado, e havia cinco pessoas a bordo do Titan.

Ross ainda mencionou que não tem conhecimento de uma avaliação de segurança realizada após o incidente. Ele começou a trabalhar com a OceanGate em 2018, tornando-se diretor científico da empresa em 2021.