Médico no Estados Unidos doou um de seus rins para paciente
Segundo jornal 'NBC News', o médico nefrologista americano Arjang Djamali doou o seu próprio rim para um de seus ex-pacientes que conheceu há 8 anos em Wisconsis, Estados Unidos.
Em 2014, John Jartz descobriu que tinha uma doença renal policística que acaba gerando pressão alta, dor nas costas ou nas laterais e acaba inchando o abdômen.
O paciente já estava ciente de que em algum momento seria necessário realizar um transplante de rim. Após ele e sua esposa visitarem vários centros especializados nesse tipo transplantes, o casal encontrou o centro do doutor Djamali.
Segundo o UOL, na entrevista que Jartz cedeu ao jornal norte-americano, ele comenta que teve um sentimento "incomum" pelo médico e sua equipe, "ele parecia um cara divertido, alguém com quem você realmente gostaria de conversar".
O médico disse que esse sentimento era recíproco, "quando ele disse que queria ser tratado pela gente, isso significou muito para mim, porque nós, como médicos, somos seres humanos."
Em 2019, a clínica que prestava suporte a Jartz informou que realmente seria necessária uma doação de rim.
No final de 2021, Djamali contou ao seu paciente que teria encontrado um doador para ele, ao questionar o médico sobre quem era, Jartz se surpreendeu ao saber que o seu próprio médico seria o doador. Ambos possuem o tipo sanguíneo B, algo primordial para realizar o transplante de órgãos.
No dia 29 de junho deste ano, a cirurgia foi finalizada, os cirurgiões removeram o rim direito do médico e colocaram dentro de Jartz. No mesmo momento, o órgão começou a funcionar.
O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.