Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Livro retorna a biblioteca escolar após 113 anos de atraso, na Inglaterra

Livro emprestado de biblioteca escolas antes da Primeira Guerra Mundial retornou ao seu local de origem com mais de um século de atraso, na Inglaterra

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 19/10/2024, às 10h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Livro que retornou à biblioteca escolar na Inglaterra após 113 anos - Divulgação/St Bees School
Livro que retornou à biblioteca escolar na Inglaterra após 113 anos - Divulgação/St Bees School

Em 25 de setembro de 1911, um aluno da St Bees School — localizada perto de Whitehaven, no condado não metropolitano de Cúmbria, no norte da Inglaterra — chamado Leonard Ewbank pegou um livro emprestado da biblioteca de sua escola. E só agora, 113 anos depois, que o livro retornou à instituição.

Conforme repercutido pelo The Guardian, o livro é uma cópia de Poesia de Byron, e foi encontrado por um homem em Carmarthenshire, sul do País de Gales. Vale mencionar que Leonard Ewbank, que nasceu em 1893, foi aluno na St Bees entre 1902 e 1911, antes de ir para o Queen's College, em Oxford.

Segundo registros históricos, Ewbank foi, mesmo com sua visão ruim, recrutado para o 15º Regimento de Fronteira em 1915, para lutar na Primeira Guerra Mundial. Infelizmente, ele foi morto em batalha no dia 23 de fevereiro de 1916, e hoje está enterrado no cemitério Railway Dugouts, localizado na cidade de Ypres, na Bélgica.

Após o livro retornar à escola, o diretor da instituição, Andrew Keep, disse à BBC que a escola fica "honrada" com a ação. "É incrível pensar que um pedaço da história de St Bees voltou para nós depois de todos esses anos", conta. Vale acrescentar que a St Bees School é um internato misto que já existe e funciona há mais de 400 anos na região.

+ 47 anos depois, livro emprestado é devolvido a biblioteca na Inglaterra

Capa do livro devolvido recentemente e o diretor Andrew Keep o segurando / Crédito: Divulgação/St Bees School

Livros atrasados

O livro devolvido recentemente, por sua vez, não é o primeiro a demorar uma vida inteira (ou até mais que isso) para retornar à biblioteca; porém, ele pode ser um dos mais atrasados de todos os tempos, de fato.

Anteriormente, em maio deste ano, um livro foi devolvido a uma biblioteca em Helsinque, na Finlândia, 84 anos após ter sido emprestado. O motivo do atraso do livro, emprestado em 26 de dezembro de 1939, provavelmente foi todo o caos em torno da invasão soviética na Finlândia, que começou um mês antes.