Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

Kim Jong-un diz que Coreia do Norte vai aumentar número de armas nucleares

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, anunciou a intenção de aumentar o número de armas nucleares, que poderão ser usadas "a qualquer momento"

Redação Publicado em 10/09/2024, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte - Getty Images
Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte - Getty Images

O líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, anunciou nesta segunda-feira, 9, a intenção de aumentar o número de armas nucleares do país, afirmando que essas poderão ser usadas "a qualquer momento".

A declaração foi feita durante as celebrações do aniversário de fundação da Coreia do Norte, reforçando a política de fortalecimento nuclear em resposta às "ameaças" dos Estados Unidos e seus aliados, aponta a CNN.

De acordo com a agência estatal KCNA, Kim destacou a necessidade de uma presença militar robusta, visando a preparação para o uso imediato de armas nucleares. Estima-se que o país possua entre 20 e 115 ogivas nucleares, além de estar conduzindo uma série de testes, incluindo simulações de contra-ataques nucleares.

Tensões mundiais

As tensões entre as Coreias têm se intensificado, com episódios como o lançamento de satélites espiões, rompimento de acordos de não agressão e testes balísticos. Apesar de um armistício ter sido assinado nos anos 1950, os países seguem tecnicamente em guerra, repercute o g1.

A deterioração das relações levou os Estados Unidos a firmarem uma parceria militar com a Coreia do Sul, gerando respostas da Coreia do Norte por meio de novos testes de mísseis.

Além disso, a aproximação entre Coreia do Norte e Rússia, que em junho deste ano assinaram um acordo de ajuda mútua, tem reativado laços semelhantes aos da época da Guerra Fria, segundo a AFP.