Norte-americana teria desenvolvido abscesso no cérebro após cinco infecções sinusais ao longo de um ano
Uma jovem de 26 anos de idade moradora da Califórnia (EUA) enfrentou uma situação quase fatal após contrair uma infecção sinusal.
Natasha Gunther Santana, que trabalha como instrutora de artes marciais, teve um total de cinco infecções sinusais ao longo de 2021, todas tratadas com antibióticos. A última delas, no entanto, foi diferente e trouxe sintomas preocupantes, incluindo vômitos constantes, enxaquecas intensas e alterações de humor, conforme relatado pelo Daily Mail.
Ao ser hospitalizada, os médicos descobriram que a infecção havia se espalhado para o cérebro da paciente. Além disso, foi constatado que Natasha possuía uma versão mutante de um gene que dificultava a produção de uma proteína responsável por induzir uma resposta imune contra invasores estranhos. Isso explicava por que os antibióticos não estavam mais surtindo efeito.
Para tratar o abscesso no cérebro causado pela sinusite, os médicos precisaram realizar uma cirurgia de emergência chamada craniectomia em dezembro de 2021.
Nesse procedimento, como destacou o portal UOL, uma grande parte do crânio de Natasha — entre 12 e 14 cm — foi removida para permitir maior acesso ao cérebro, possibilitando a drenagem do abscesso e o acompanhamento da infecção.
Após a cirurgia, Natasha teve que utilizar um capacete para proteger sua cabeça durante cinco meses, uma vez que a região ficou extremamente delicada.
“Eu estava muito traumatizada e com medo de que as pessoas passassem e acidentalmente esbarrassem em mim. Levei cerca de um ano para superar o trauma e o medo de ser atropelada por alguém acidentalmente”, disse a jovem ao Daily Mail.
Durante sua recuperação, a norte-americana passou por momentos difíceis, incluindo uma convulsão e o desenvolvimento de trombose venosa profunda aguda, que ocorre quando um coágulo se forma nos vasos sanguíneos.
Após a cirurgia que envolveu a retirada de uma parte do crânio, ela precisou reaprender a andar e falar. Meses após o procedimento, a mulher passou por uma nova cirurgia a fim de substituir a parte do crânio que havia sido removida anteriormente.
Apesar de sua recuperação, Natasha ainda enfrenta dores de cabeça diariamente desde o episódio. Após o enorme susto, a instrutora se tornou mãe e voltou a treinar para conquistar a tão sonhada faixa preta.
Cheguei à conclusão de que este é o meu novo normal e estou feliz por estar viva", refletiu a jovem.
A causa exata do desenvolvimento do abscesso no cérebro de Natasha após as infecções sinusais persistentes ainda não foi determinada.