Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu o sudoeste do Japão nesta segunda-feira, 13, levando as autoridades a emitirem um alerta de tsunami
Um alerta de tsunami foi emitido para as prefeituras de Miyazaki e Kochi, na ilha de Shikoku, sudoeste do Japão, após um terremoto de magnitude preliminar de 6,4 atingir a região nesta segunda-feira, 13. A Agência Meteorológica do Japão informou que o epicentro do tremor foi registrado no sudoeste do país, e as autoridades pediram para que moradores das áreas afetadas mantenham distância de costas e rios.
Segundo a emissora japonesa NHK, não há registros de irregularidades em usinas nucleares próximas ao local do terremoto. No entanto, serviços de transporte e comunicação foram impactados, e há risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica.
O Japão, localizado no “Anel de Fogo” do Pacífico, é especialmente vulnerável a terremotos e tsunamis. De acordo com o portal Veja, o país emite frequentemente alertas como medida de precaução após tremores significativos.
Em janeiro do ano passado, alertas de ondas de até 5 metros foram acionados após um forte terremoto, a primeira vez desde março de 2011, quando um tremor devastador de magnitude 9,1 gerou um tsunami com ondas de mais de 10 metros na região de Tohoku. Esse evento também causou o desastre nuclear em Fukushima, considerado um dos piores da história.
+ Leia também:Japão inicia operação para remover resíduos radioativos de Fukushima