Lançado em 2010, o filme A Rede Social se baseia na trajetória de Mark Zuckerberg e a criação do Facebook; relembre a história
Lançado em dezembro de 2010, o filme "A Rede Social" chamou atenção logo na estreia. O longa-metragem narra a criação do Facebook, famosa rede social, enquanto Mark Zuckerberg era estudante em Harvard. No entanto, embora o gênero "baseado em fatos" faça muito sucesso entre o público, acaba por causar desconforto nas figuras reais.
Em 2014, Zuckerberg expressou sua insatisfação com a forma como Hollywood retratou sua vida. Durante uma sessão de perguntas e respostas realizada em sua sede na Califórnia e repercutida naquele ano pelo The Guardian, o bilionário revelou que algumas das liberdades criativas tomadas pelos cineastas foram "dolorosas" para ele.
O longa sugere que ele desenvolveu o Facebook como uma forma de atrair mulheres após um rompimento. No entanto, Zuckerberg esclareceu que, ao contrário do que foi retratado, ele estava em um relacionamento com sua atual esposa, Priscilla Chan, na época da fundação da plataforma.
Não passei muito tempo pensando sobre aquele filme. Acabei bloqueando isso", comentou Zuckerberg.
Ele argumentou que a produção de David Fincher exagerou em diversos aspectos relacionados à história do Facebook, uma vez que a realidade do desenvolvimento de software não é tão glamourosa quanto o enredo apresentado.
“Acho que a realidade é que escrever código e depois construir um produto e uma empresa não é algo glamoroso o suficiente para fazer um filme, então você pode imaginar que muitas dessas coisas eles tiveram que embelezar ou inventar”, afirmou ele.
Zuckerberg também destacou que, embora os cineastas tenham se esforçado para capturar certos elementos da realidade, como o design do escritório, o enredo geral estava repleto de inverdades.
Ele se lembrou de seu encontro com Jesse Eisenberg, ator que interpretou sua figura no filme. "Havia coisas bem gritantes que foram inventadas sobre o filme que o tornaram bem difícil de levar a sério", lamentou.
No entanto, um aspecto que o filme acertou foi a escolha do guarda-roupa de Zuckerberg, conhecido por usar camisetas cinzas. O executivo mencionou que possui várias versões dessa camiseta porque não quer perder tempo tomando decisões triviais sobre vestuário ou até mesmo sobre o café da manhã.
"Quero simplificar minha vida para ter que tomar o menor número possível de decisões sobre qualquer coisa, exceto sobre como servir melhor esta comunidade [de usuários do Facebook]", afirmou.
Embora não figure na lista de filmes favoritos do dono do Facebook, hoje Meta, "A Rede Social" US$ conquistou US$ 224.927.749 em bilheteria mundial. Um número impressionante, dado que o orçamento foi de US$ 40 milhões.
Para os fãs de filmes baseados em histórias reais, "A Rede Social" pode ser assistido através de aluguel na plataforma de streaming Prime Video.
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