Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Acidente

Islândia: Caverna de gelo desaba, matando um turista e deixando dois desaparecidos

A geleira Breidamerkurjokull é de difícil acesso, resultando na mobilização de todos serviços de emergência local para encontrar os turistas

Turistas visitando geleiras na Islândia - Getty Images
Turistas visitando geleiras na Islândia - Getty Images

Um desabamento em uma caverna de gelo na geleira Breidamerkurjokull, no sudeste da Islândia, resultou na morte de um turista e deixou outras duas pessoas desaparecidas. O acidente aconteceu neste domingo, 25, quando uma parede de gelo cedeu. Um dos sobreviventes relatou ter ouvido um “estrondo aterrorizante” poucos minutos após sair do local.

Das quatro pessoas soterradas, duas foram resgatadas, mas uma faleceu no local e a outra foi levada ao hospital em estado grave. Conforme repercutido pelo jornal O Globo, a busca pelos dois desaparecidos, suspensa durante a noite devido à falta de luz e às condições perigosas, foi retomada pela manhã. 

Aproximadamente 100 pessoas estão envolvidas na operação de resgate, incluindo equipes de emergência de Sudurland e Reykjavik. “É difícil chegar lá, então o trabalho é feito em turnos curtos e envolve muito esforço manual,” explicou Sveinn Kristjan Runarsson, chefe da polícia local, à imprensa. 

Outros detalhes

Runarsson também informou que os turistas não estavam na caverna durante o desabamento, mas sim em uma ravina situada entre as entradas. “Sabemos quem são os turistas presos, mas estamos aguardando para informar os parentes antes de divulgar oficialmente os nomes,” declarou. Entre os 25 participantes do passeio, havia turistas de vários países, organizados em pequenos grupos por uma empresa local.

A geleira Breidamerkurjokull, conhecida por suas cavernas de gelo de “azul cristalino”, é um destino turístico popular durante todo o ano. Situada perto da famosa lagoa glacial Jokulsarlon, a região é um dos principais pontos turísticos da Islândia. 

Hjordis Gudmundsdottir, gerente de comunicações da Defesa Civil da Islândia, descreveu as condições na geleira como “extremamente difíceis” devido ao terreno acidentado, destacando os desafios enfrentados pelos socorristas.