Pela primeira vez em séculos, China perde o posto de país com mais número de habitantes — e não deve retomar
A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou a ultrapassagem da Índia em relação ao número de habitantes da China durante este mês de abril; com a contabilização, a Índia passa a ser o país pais populoso do planeta, feito que não ocorria a séculos com a liderança chinesa.
Apesar da mudança, a diferença entre os países ainda é pequena, contada na unidade de milhar, com a nova líder tendo cerca de três milhões de cidadãos a mais que a China, com 1,425 bilhão. Também é a primeira vez que o posto de país mais populoso do mundo se altera desde a criação do ranking oficial da ONU, em 1950.
De acordo com analistas referenciados pelo portal de notícias G1, a Índia alcançou o novo número devido a população mais jovem, que auxilia no aumento da taxa de fertilidade, além de diminuir a mortalidade infantil durante as três últimas décadas. A China, por sua vez, já registra mais mortes por ano do que nascimentos.
Se engana quem acredita que a China deve retomar o posto; a estimativa de crescimento populacional indiano aponta que seu pico deve ocorrer daqui 41 anos, em 2064. Por lá, devem ter 1,7 bilhão de pessoas, sendo 50% maior do que a população projetada para a vice-líder.