Caso ocorreu no estado de Bihar, no leste do país
As autoridades do estado de Bihar, no leste da Índia, confirmaram, no fim de semana, a morte de 27 pessoas em decorrência do consumo de bebida alcoólica adulterada. Esse número, no entanto, pode ser ainda maior, já que alguns meios de comunicação locais têm informado que 40 pessoas teriam morrido pelo mesmo motivo.
Segundo Jitender Kumar, chefe de polícia da região, a grande maioria das vítimas vivia em áreas pobres e costumava beber álcool barato produzido localmente, conhecido como "Desi Daru". As informações são da agência de notícias AFP.
Uma investigação preliminar revelou que a bebida continha metanol. De acordo com a fonte, somente nos últimos três dias, a polícia prendeu 174 pessoas por produção, venda e fornecimento ilegal de bebidas alcoólicas, além de que apreendeu e destruiu mais de 900 litros de álcool adulterado.
O consumo e venda de bebidas alcoólicas são proibidos em várias regiões da Índia, como Bihar, o que favorece o mercado clandestino de bebidas caseiras, muitas vezes letais. A intoxicação por bebidas adulteradas mata centenas de pessoas a cada ano, e em dezembro passado, 37 pessoas morreram no mesmo estado.