Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rust

'Importa se eu acho justo ou não?', diz diretor de ‘Rust’ sobre julgamento de Alec Baldwin

O cineasta Joel Souza concedeu sua primeira entrevista sobre a morte de Halyna Hutchins e os sentimentos que teve desde o incidente

Redação Publicado em 16/08/2024, às 16h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joel Souza - Getty Images
Joel Souza - Getty Images

O diretor de ‘Rust’, Joel Souza, que ficou conhecido pelo trágico incidente que resultou na morte de Halyna Hutchins, levando à prisão da armeira Hanna Gutierrez-Reed e ao julgamento do ator Alec Baldwin, comentou pela primeira vez sobre os eventos no set do filme.

Em uma entrevista à Vanity Fair, Souza revelou que o tiro que sofreu no ombro quase atingiu seus pulmões e sua coluna. Ele recebeu a notícia da morte de Hutchins em seu quarto no pronto-socorro, e quando questionado se sentia grato por sobreviver, Souza respondeu que não.

Me lembro especificamente de ir dormir naquela noite e torcer para não acordar na manhã seguinte. Eu esperava que eu simplesmente sangrasse até a morte durante a noite porque eu não queria mais estar por perto. Foi um momento muito difícil. Me lembro de pensar: 'Talvez eu apenas sangre até a morte — isso seria ótimo para mim.'”, admitiu o cineasta. 

Conforme repercutido pelo site da revista Rolling Stone Brasil, Souza revelou que decidiu continuar as filmagens de 'Rust' após a tragédia, e que a diretora de fotografia Bianca Cline foi contratada para substituir Halyna Hutchins. Agora, ele espera que 'Rust', embora concluído, consiga um distribuidor e gere lucro para a família da vítima.

+ ‘Rust’: Diretor revela destino de cena que causou morte de diretora de fotografia.

“Eu sabia que o filme sendo finalizado beneficiaria financeiramente a família de Halyna, o que é muito importante para mim. E eu sei que isso pode soar banal para pessoas que não são criativas, mas seu último trabalho importa. Pessoas que viram seu último trabalho importam. Esse foi o ponto de inflexão para mim na decisão.”, disse ele. 

Justiça

A armeira da produção, Hannah Gutierrez-Reed, cumprirá 18 meses de prisão por homicídio culposo. Já o diretor assistente Dave Halls chegou a um acordo judicial por uso negligente de uma arma mortal. 

Alec Baldwin, que acreditava que a arma não estava carregada, foi acusado de homicídio culposo. No entanto, há um mês, um juiz rejeitou o processo contra Baldwin ao constatar que os promotores não haviam compartilhado evidências essenciais com a defesa do ator durante a fase de descoberta.

Durante a entrevista, o diretor disse que não julga Baldwin, com quem descreve o relacionamento como inexistente, não o considerando nem amigo, nem inimigo.

“Importa se eu acho que é justo ou não? Há um argumento que diz que se ele verificar e começar a mexer nisso, ele está criando um problema de segurança. E então há outra coisa que diz que é senso comum, Jesus Cristo. Tenha cuidado com essa maldita coisa. Então, para ser honesto com você, não sei mais. As acusações foram feitas. Foi o que eles decidiram fazer. Ele foi cobrado a mais? Não sei.”, concluiu o cineasta.