Nesta sexta-feira, 2, uma explosão no Afeganistão matou um dos principais religiosos pró-Talibã
Nesta sexta-feira, 2, uma explosão no Afeganistão desestruturou uma das principais mesquitas do oeste do país. A explosão matou cerca de 18 pessoas, entre os que faleceram, está o respeitado imã da mesquita afegã, Mujib Rahman Ansari, famoso pelos seus fortes discursos contra o grupo terrorista do Estado Islâmico.
Segundo Uol, foram divulgadas imagens nas redes sociais sobre a explosão que ocorreu na mesquita de Gazargah, na cidade de Herat, mostrando os corpos ensanguentados das vítimas jogados no local.
O porta-voz da região de Herat, Hameedullah Motawakel, informou para mídia que a explosão causou aproximadamente 18 mortes e deixou 23 feridos. Em seguida, Zabihullah Mujahid, porta-voz do governo afegão, confirmou que o líder da principal mesquita de Herat, está entre os que faleceram.
Diversos ataques nas cidades inferiores, causados pelo grupo extremista Estado Islâmico, vem gerando prejuízo para o país recentemente.
O líder da mesquita era um clérigo que ficou marcado pelas suas polêmicas declarações. Durante uma reunião religiosa em Cabul, ele declarou que "quem cometer o menor ato contra nosso governo islâmico deve ser decapitado", para defender os novos políticos talibãs do Afeganistão.
Ansari se tornou o segundo clérigo a favor do talibã que morreu em uma explosão em menos de um mês, antes dele, realizaram um ataque suicida que matou Rahimullah Haqqani em sua madrassa de Cabul.
O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir!