Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Hong Kong descobre os primeiros fósseis de dinossauro da cidade

Escavações recentes em uma ilha remota e desabitada de Hong Kong revelaram os primeiros fósseis de dinossauros já descobertos na cidade

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 24/10/2024, às 09h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fóssil de dinossauro escavado em Hong Kong - Divulgação/Escritório de Antiguidades e Monumentos de Hong Kong
Fóssil de dinossauro escavado em Hong Kong - Divulgação/Escritório de Antiguidades e Monumentos de Hong Kong

Recentemente, autoridades de Hong Kong anunciaram, de maneira inédita, a descoberta de fósseis de dinossauros na cidade, em uma ilha remota e desabitada, o que seriam os primeiros achados do tipo já feitos por ali. Os fósseis encontrados eram parte de algum grande animal ainda não identificado do período Cretáceo, segundo declaração do governo, e novos estudos ainda devem ser realizados para confirmar a espécie.

Conforme repercute o The Guardian, a rocha foi encontrada na chamada Ilha Portuária, no Geoparque Global da Unesco, nas águas ao nordeste de Hong Kong. "A descoberta é de grande importância e fornece novas evidências para a pesquisa sobre paleoecologia em Hong Kong", comenta a secretária de desenvolvimento local, Bernadette Linn Hon-ho, à Associated Press.

O que os especialistas especulam, é que o corpo do dinossauro provavelmente foi enterrado por areia e cascalho na época da morte da criatura. A descoberta ocorreu depois que o departamento de conservação alertou o Escritório de Antiguidades e Monumentos em março sobre algumas rochas sedimentares na região, com substâncias que se suspeitava ser fósseis de vertebrados. Até então, apenas um fóssil da era dos dinossauros havia sido encontrado em Hong Kong, mas pertencente a um peixe.

Pesquisador durante investigação de fóssil de dinossauro encontrado em Hong Kong / Crédito: Divulgação/Escritório de Antiguidades e Monumentos de Hong Kong

Importância

Segundo Michael Pittman, paleontólogo da Universidade Chinesa de Hong Kong, a descoberta recente é extremamente valiosa e emocionante para Hong Kong pois, há muito tempo, a região vinha sendo palco de uma extensa pesquisa sobre dinossauros, mas nenhuma descoberta foi reivindicada até então.

Hong Kong é famosa por ser uma paisagem construída, mas metade dela é um parque rural. Nas áreas rurais, a maior parte do que você vê são rochas da era dos dinossauros, mas são rochas vulcânicas – e são lugares ruins para encontrar fósseis porque os fósseis simplesmente derretem", afirma Pittman à AP. "Mas a Ilha Portuária é uma das ilhas que possui rochas da era dos dinossauros do tipo certo e do ambiente certo".

Vale mencionar ainda que a China é uma das nações que lidera a pesquisa sobre dinossauros em todo o mundo, ao lado dos Estados Unidos, Canadá e Argentina. Além disso, já foram encontrados dezenas de milhares de ovos de dinossauros na província de Guangdong, onde Hong Kong se encontra.

"Espero que, olhando para esses fósseis, vejamos diferenças com aqueles de alguns dos locais famosos da China, como Sichuan e Yunnan. Poderia contar uma história realmente interessante sobre a biogeografia dos animais", complementa Pittman, ainda à Associated Press.

Por fim, o governo da região informou ter contratado especialistas da China continental para conduzir investigações de campo envolvendo as descobertas recentes, e a Ilha Portuária permanecerá fechada ao público até novo aviso, para as investigações futuras.

Além disso, os fósseis descobertos ficarão expostos a partir desta sexta-feira, 25, no Centro de Descoberta do Patrimônio de Hong Kong, em Tsim Sha Tsui, um dos distritos comerciais mais populares da cidade. O governo também pretende abrir uma oficina temporária, em que o público poderá observar a preparação de espécimes fósseis.

Leia também:Monster Building: Conheça o edifício em Hong Kong com mais de 2 mil apartamentos