Quase 20 pessoas ficaram presas sobre uma placa de gelo e tiveram que ser resgatadas no último domingo, 6
No último domingo, 6, um grupo de 18 pessoas ficou preso sobre uma placa de gelo que flutuava sobre o lago Erie, um dos cinco Grandes Lagos nos Estados Unidos, que se limita ao norte com os estados de Nova Iorque, Ohio e Pensilvânia e ao sul com a província canadense de Ontário.
Segundo a emissora local ABC, ninguém ficou ferido após ser resgatado pelas equipes, que chegaram no início da tarde de ontem em horário local. Ainda assim, ambulâncias ficaram a postos no local.
O grupo foi descoberto por um helicóptero da Guarda Costeira que avistou o pedaço de gelo à deriva no lago e foi responsável por avisar inúmeros veículos de uso em terra firme sobre o ocorrido, o que fez com que equipes de resgate logo chegassem ao local.
Em seguida, o nadador de resgate a bordo foi convocado pela equipe da aeronave e foi responsável por ir até o bloco de gelo e iniciar o resgate ao içar as vítimas, que estavam presas no gelo.
#BREAKINGUPDATE: More photos from today's mass rescue near #LakeErie's #CatawbaIsland. Top right is @USCG Air Station Detroit air crew that spotted ice floe & initiated rescue. Lower right shows how small people looked from the air.#NoIceIsSafeIce#GreatLakesWinterSafetypic.twitter.com/eXDXH8Efid
— USCG Great Lakes (@USCGGreatLakes) February 7, 2022
Quatro pessoas foram salvas pelo barco, sete indivíduos foram resgatados pelo helicóptero e mais sete levadas até a costa por uma segunda embarcação composta por voluntários, como informou o portal UOL.
Embora ninguém tenha se machucado no incidente, o tenente Jeremiah Schiessel, da Guarda Costeira, destacou a importância de tomar "precauções, e não riscos" em relação a passeios em regiões gélidas.
"Não existe gelo seguro, mas as pessoas podem reduzir seus riscos. Sempre diga a outras pessoas para onde você está indo e uma estimativa de quando irá voltar” aconselhou. “O gelo nos Grandes Lagos é imprevisível e as condições podem mudar rápido".