Sequência do clássico, "Gladiador 2", de Ridley Scott, se passa 16 anos após os eventos do primeiro filme e apresenta Lucius como protagonista
Ridley Scott, diretor de “Gladiador 2”, revelou que o filme pode ganhar uma versão estendida. A produção, cuja versão original tem 3 horas e 40 minutos de duração, pode ser lançada nos cinemas ou em plataformas de streaming.
No entanto, em entrevista ao site The Hollywood Reporter, Scott mencionou que está mais focado em desenvolver “Gladiador 3”. “Já tenho uma ideia para isso”, afirmou, deixando em aberto a possibilidade de lançar a edição ampliada de “Gladiador 2” no futuro.
Scott afirmou ao site que a sequência seguirá uma abordagem inspirada em “O Poderoso Chefão Parte II”, onde Michael Corleone (Al Pacino), como líder absoluto do crime organizado, enfrenta dilemas sobre os limites que está disposto a ultrapassar para manter seu poder.
Eu sempre tive essa ideia de que O Poderoso Chefão termina com Michael não querendo o trabalho. Ele fica sentado lá, e há essa pressão sobre Al. Ele já teve sua mão beijada. Ele traiu sua esposa com mentiras. [Lucius] não é tão mau assim. Ele está se perguntando: 'Pai, o que eu faço?' Paul não querer o trabalho é um bom lugar para começar”, destacou.
Scott acrescentou à revista Premiere que “o próximo [filme] será sobre um homem que não quer estar onde está” e também disse à Total Film: “Eu já tenho oito páginas. Eu tenho o começo de uma pegada muito boa. Se houver um Gladiador 3, eu não acho que você voltaria para a arena. Mas eu tive que voltar para a arena”.
"Gladiador 2" se passa 16 anos após os eventos do primeiro filme e apresenta Lucius como protagonista. Sobrinho de Commodus (Joaquin Phoenix) e filho de Lucilla (Connie Nielsen), o jovem cresceu inspirado pelos feitos heroicos de Maximus (Russell Crowe).
Durante o primeiro filme, Luciusera apenas uma criança (vivida por Spencer Treat Clark), mas agora retorna como um adulto determinado a enfrentar os desafios que o aguardam.
Após os eventos trágicos que marcaram sua infância, Lucilla envia Lucius para Numídia, na costa norte da África, buscando protegê-lo do caos que assolava Roma. Crescendo em terras distantes, ele adota o estilo de vida bárbaro, até que os romanos, liderados por um general, invadem sua nova casa. Tornado prisioneiro de guerra, ele é vendido como escravo para um mercenário e forçado a lutar no Coliseu como gladiador.