Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Donos de centro de compostagem humana se declaram culpados por abusos de cadáveres

Casal responsável por funerária ecológica no Colorado, Estados Unidos, admitiu culpa em um caso de abuso envolvendo 190 cadáveres; entenda!

Redação Publicado em 25/11/2024, às 10h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O casal Jon e Carie Hallford, donos de funerária ecológica - Divulgação
O casal Jon e Carie Hallford, donos de funerária ecológica - Divulgação

Na última sexta-feira, 22, um casal norte-americano responsável por uma funerária no Colorado admitiu culpa em um caso de abuso envolvendo 190 cadáveres.

A descoberta chocante ocorreu após corpos em decomposição serem encontrados na sede da empresa, especializada em compostagem humana, que já havia sido demolida no início do ano.

O casal Jon e Carie Hallford, proprietários da funerária 'Return to Nature', se viu no centro de uma investigação iniciada em outubro de 2023, quando moradores locais alertaram as autoridades sobre um odor desagradável emanando do estabelecimento.

A intervenção policial revelou corpos armazenados de maneira imprópria e degradante. Segundo relatórios divulgados pela CBS News, alguns cadáveres datavam de 2019 e foram encontrados em condições precárias: acondicionados em sacos descartáveis, envoltos em lençóis e fita adesiva ou até mesmo expostos sem qualquer proteção.

Os promotores detalharam que os corpos estavam espalhados pelo chão, empilhados em prateleiras e macas, evidenciando o descaso com que foram tratados.

Enterro ecológico

O casal Hallford promovia pacotes de sepultamento ecológico, prometendo enterros em caixões biodegradáveis. Contudo, conforme esclarecido por Michael Allen, procurador do 4º Distrito Judicial do Colorado, a dupla enganava famílias enlutadas, entregando-lhes urnas contendo concreto ao invés das cinzas dos entes queridos.

Além disso, corpos foram enviados erroneamente para sepultamento em cemitérios diferentes daqueles designados pelas famílias.

Detidos desde novembro de 2023, Jon e Carie Hallford compareceram ao Tribunal do Condado de El Paso e se declararam culpados de 191 acusações de crime grave por abuso de cadáver. O casal enfrenta uma pena que varia entre 15 a 20 anos de prisão, com a sentença marcada para abril de 2025.

A denúncia revelou ainda que o casal lucrou mais de 130 mil dólares (aproximadamente 754 mil reais) por serviços não realizados adequadamente. Em vez de destinar os fundos recebidos para as despesas com enterros ou cremações, os Hallfords teriam utilizado o dinheiro para financiar viagens pessoais, adquirir joias e realizar compras online.

É relevante destacar que a prática de compostagem humana é legalizada no estado do Colorado desde 2021, seguindo o exemplo pioneiro de Washington em 2019. A medida visa otimizar o uso dos espaços destinados a cemitérios e minimizar impactos ambientais negativos associados aos métodos tradicionais de sepultamento.