A Princesa Anne impediu que a Rainha Consorte Camilla quebrasse um dos mais antigos protocolos da monarquia britânica durante evento em sua homenagem
A princesa Anne impediu que a Rainha Consorte Camillaquebrasse um dos mais antigos protocolos da monarquia britânica durante um evento em sua homenagem.
O episódio ocorreu em uma cerimônia realizada na Universidade de London, onde Camilla recebeu um doutorado honorário em literatura, reconhecendo suas contribuições para a promoção da leitura e da literatura inglesa. A informação foi divulgada pelo jornal New York Post.
Segundo o jornal, o protocolo, em vigor desde 1066, exige que durante os compromissos públicos os membros da realeza sigam a "hierarquia sequencial de importância nominal". Ou seja, as Suas Majestades devem sempre ser as primeiras a entrar na sala.
Camilla, ao chegar ao evento, teria sugerido que Anne, por ser chanceler da universidade, entrasse à sua frente, como um gesto de cortesia. No entanto, a princesa fez valer a regra, colocando-se à frente, já que, como Rainha Consorte, Camilla ocupa a segunda posição na linha hierárquica da monarquia britânica, imediatamente atrás de seu marido, o rei Charles III.
Já na linha sucessória britânica, o príncipe William ocupa o primeiro lugar, seguido pelos três filhos: príncipe George (11 anos), princesa Charlotte (9 anos) e príncipe Louis (6 anos).
Após os filhos de William, o príncipe Harry, irmão mais novo de William, ocupa a quinta posição na linha sucessória. No entanto, o duque de Sussex, que atualmente reside nos Estados Unidos com sua esposa, Meghan Markle, não tem exercido funções reais desde que ele e sua família se afastaram de suas responsabilidades na monarquia em 2020.