Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Fóssil de dinossauro encontrado no RS é de carnívoro e pode ser espécie nova

O fóssil descoberto no Rio Grande do Sul pertence a um dinossauro carnívoro do período Triássico, com idade estimada entre 230 e 233 milhões de anos

Redação Publicado em 17/07/2024, às 09h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fóssil de dinossauro encontrado no RS - Reprodução/TV Globo
Fóssil de dinossauro encontrado no RS - Reprodução/TV Globo

A chuva no Rio Grande do Sul revelou um fóssil quase completo de um dinossauro de mais de 200 milhões de anos. A descoberta ocorreu em um sítio rochoso no município de São João do Polêsine, a 280 km de Porto Alegre.

O fóssil bem preservado pertence a um dinossauro carnívoro do período Triássico, com idade estimada entre 230 e 233 milhões de anos, semelhante ao Gnathovorax, também encontrado na região.

Mais de 150 fragmentos foram descobertos, e os pesquisadores investigarão se se trata de uma nova espécie. As chuvas que atingiram o estado ajudaram a expor novos fósseis, mas também apresentaram desafios devido ao risco de fragmentos serem levados pelas enxurradas.

fóssil
Fragmentos do fóssil de dinossauro encontrado no RS / Crédito: Reprodução/TV Globo 

Impacto das chuvas

Fabiula de Bem, paleontóloga do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), destacou à Globo que a chuva facilita a coleta, mas a equipe precisa agir rapidamente para preservar os materiais expostos.

A gente precisa dessa chuva para que ela exponha todo esse material, para que facilite coletar esses materiais, porque a gente não possui nenhum equipamento. Mas também é uma corrida contra o tempo, porque temos esse tempo de chuva e sol, e novamente passamos por processos de chuva, que acabam arrastando também alguns materiais mais fragmentários que a gente tem”, explicou.

Fósseis de animais anteriores aos mamíferos também foram encontrados graças às chuvas, conformete relatado pela TV Globo. 

"A gente participa do processo de descrever esse fóssil até a parte final, quando a gente tem publicado como acontece. A gente pode também expor esse material para as pessoas da comunidade verem o trabalho que estamos desenvolvendo”, disse Fabiula à emissora.