Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irã

Explosão de mina de carvão deixa mais de 50 mortos no Irã

Vazamento de metano provocou uma explosões em dois setores da mina; incidente se deu por volta das 21h de sábado (14h30 em Brasília)

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 23/09/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Explosão de mina no Irã deixou dezenas de mortos - Divulgação/vídeo/Youtube
Explosão de mina no Irã deixou dezenas de mortos - Divulgação/vídeo/Youtube

Um vazamento de gás causou uma explosão mortal em uma mina de carvão no leste do Irã, deixando mais de 50 mortos e 20 feridos, de acordo com informações da imprensa estatal deste domingo, 22.

"O número de mortos no acidente na mina de Tabas subiu para 50, e o de feridos para 20", relatou a agência oficial IRNA, atualizando o saldo anterior de 30 vítimas fatais.

O acidente, diz a AFP, ocorreu por volta das 21h de sábado (14h30 em Brasília), quando um vazamento de metano provocou uma explosão em dois setores da mina, onde estavam 69 trabalhadores. Javad Ghenaat, governador da província de South Khorasan, onde a mina está localizada, informou à televisão estatal que as equipes de emergência ainda tentavam resgatar 22 trabalhadores bloqueados.

Imagens transmitidas pela TV estatal mostraram ambulâncias e helicópteros transportando os feridos para hospitais locais, enquanto vídeos publicados pela IRNA exibiam os corpos de algumas vítimas, vestidas com uniformes de trabalho, sendo retirados da mina.

Declaração do presidente

Antes de partir para Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente iraniano, Masud Pezeshkian, expressou suas condolências às famílias das vítimas e ordenou a abertura de uma investigação sobre o acidente. "Infelizmente, soubemos que ocorreu um acidente em das minhas mina de carvão em Tabas, e vários de nossos cidadãos perderam a vida. Apresento minhas condolências às suas famílias", declarou Pezeshkian.