É a primeira vez que um robô realiza uma laparoscopia sem auxílio humano
Pela primeira vez, uma cirurgia laparoscópica foi executada por um robô sem ajuda de humanos, em um avanço importante para a medicina mundial, que tenta se automatizar cada vez mais.
O anúncio foi feito na última quarta-feira, 26, pela equipe de especialistas da Universidade Johns Hopkins, responsável por desenvolver o Smart Tissue Autonomous Robot, robô conhecido ainda pela sigla STAR.
Segundo os pesquisadores, a laparoscopia foi realizada no intestino de um porco. O procedimento cirúrgico, chamado ainda de anastomose, consiste em fazer a reconexão das extremidades de um intestino.
A cirurgia é tida como "o passo mais desafiador na cirurgia gastrointestinal". "O menor tremor da mão ou ponto mal colocado pode resultar em um vazamento que pode ter complicações catastróficas para o paciente", apontam os experts.
Para a universidade, o procedimento representa, portanto, um "passo significativo em direção à cirurgia totalmente automatizada em humanos". Axel Krieger, professor assistente de Engenharia Mecânica na Johns Hopkins, falou detalhes sobre a importância disso:
“Nossas descobertas mostram que podemos automatizar uma das tarefas mais intrincadas e delicadas da cirurgia: a reconexão de duas extremidades de um intestino. O STAR realizou o procedimento em quatro animais e produziu resultados significativamente melhores do que os humanos realizando o mesmo procedimento”.
Como noticiou a revista Época, a laparoscopia pode ocorrer em pacientes que tiveram parte do intestino removida para o tratamento de um tumor. Devido à exigência elevada de precisão, o robô sobressaiu-se em seus movimentos rápidos e repetitivos.