'Ameca' se move com fluidez e até se afasta quando se aproximam de seu rosto; confira em vídeo!
Durante a edição de 2022 da maior feira de tecnologia do mundo, a CES, o robô Ameca, já amplamente comentado por entusiastas da robótica e inteligência artificial por sua riqueza de detalhes, foi apresentado em uma demonstração pública de interação com humanos pela primeira vez.
Ameca é trabalho da empresa Engineeered Arts, que garante, por intermédio de seu demonstrador, que sua inteligência é direcionada unicamente para interação com conversas, replicação de movimentos e entretenimento, sem previsão de outras unidades produzidas ou comercialização.
Mesmo assim, o robô consegue surpreender com expressões faciais devido a movimentação de diversos pontos do rosto, contando com uma bochecha flexível para sorrisos e até franzimento da testa, em caso de uma descoberta ou surpresa por parte do aparelho, podendo auxiliar no aprendizado quando for colocada no mercado.
De acordo com o portal G1, o projeto soma 15 anos de trabalho e conta com machine learning, ou seja, possibilita que a máquina aprenda hábitos ensinados com responsabilidade pelo dono.
Além disso, pode ser customizado com atualizações constantes e trocas de peças, sendo inteiro modulado — possibilitando também a aquisição apenas de uma mão ou um braço do modelo, sem a necessidade de tê-lo completo para funcionar.
Confira vídeo em inglês da Ameca em funcionamento: