Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

A espada samurai encontrada em porão bombardeado na Alemanha

Espada do Japão feudal descoberta em porão da Segunda Guerra Mundial, em Berlim, levanta questões sobre sua origem e viagem

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/08/2024, às 11h53 - Atualizado às 14h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espada samurai encontrada na Alemanha - Reprodução/State Museums of Berlin
Espada samurai encontrada na Alemanha - Reprodução/State Museums of Berlin

No porão de um antigo prédio residencial em Berlim, arqueólogos fizeram uma descoberta curiosa: uma wakizashi, espada tradicionalmente usada por samurais no Japão feudal.

O artefato, marcado pela corrosão e envolta em mistério, foi encontrado em meio a um depósito de artefatos militares descartados, aparentemente abandonados nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.

O local, que sofreu bombardeios durante o conflito, guarda histórias esquecidas, agora reveladas pela equipe de arqueólogos. Entre os itens encontrados, além da wakizashi, estavam freios, estribos e outros artigos militares, todos aparentemente descartados enquanto o caos da guerra assolava Berlim.

Incertezas

A descoberta levantou uma série de perguntas entre os especialistas. Como uma espada tão emblemática da cultura japonesa, vinda de um período em que o Japão estava isolado do resto do mundo, conseguiu chegar à capital alemã?

"Quem poderia imaginar que, em uma época em que o Japão estava isolado e quase nenhum viajante europeu havia entrado no país, uma arma tão usada e ricamente decorada chegaria a Berlim?" Disse Matthias Wemhoff, arqueólogo estadual de Berlim, em comunicado.

O percurso da wakizashi, desde o Japão feudal até o porão de um prédio bombardeado em Berlim, permanece envolto em incertezas, no entanto, existem teorias.

É possível que o item histórico compreenda um presente de uma das delegações do Japão durante visita a Berlim no século 19. Alguns exemplos notáveis são a Missão Takenouchi, ocorrida em 1862, e também a Missão Iwakura, entre 1871 e 1873.

"Talvez a espada tenha sido um presente da Missão Takenouchi em 1862 ou da Missão Iwakura, onze anos depois, de enviados japoneses que visitaram a Europa e o resto do mundo ocidental para construir relacionamentos e coletar impressões", explica o comunicado.