Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Escavações na China revelam um impressionante vaso sanitário de cerâmica usado há 2,4 mil anos

O assento sanitário descoberto na China impressiona por apresentar um sistema muito parecido com o que vemos atualmente

Redação Publicado em 20/02/2023, às 14h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do antigo vaso sanitário encontrado durante escavações - Equipe arqueológica do Palácio Afang e Shanglinyuan
Registro do antigo vaso sanitário encontrado durante escavações - Equipe arqueológica do Palácio Afang e Shanglinyuan

Escavações realizadas na China revelaram uma impressionante descoberta para os mais apaixonados por arqueologia. Isso porque um vaso sanitário de aproximadamente 2,4 mil anos foi descoberto nas ruínas de um palácio em Yueyang. O item pode ser um dos mais antigos já descobertos por pesquisadores.

A rica descoberta foi realizada por estudiosos do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais, que realizavam escavações no edifício nº 3 localizado nas antigas ruínas.

A curiosa descoberta foi informada pela agência de notícias Xinhua, da China. O vaso, produzido em cerâmica, compreende o Período dos Estados Combatentes (século 5 a.C até 221 a.C) até o começo da Dinastia Han (que durou até 220 d.C). Durante as escavações, os pesquisadores se deparam com um banheiro em uma plataforma e também um notório sistema de tubulação na parte inferior que orientava o esgoto.

O veículo China Daily cita que o banheiropode ter sido usado pelo governante Qin Xiaogong ou até mesmo por Qin Xian'gong, seu pai. Outro nome que os pesquisadores acreditam que pode ter utilizado o vaso em cerâmica é Liu Ban, que foi o primeiro imperador da Dinastia Han.

"É o primeiro e único vaso sanitário com descarga já descoberto na China. Todos no local ficaram surpresos e todos caímos na gargalhada", disse Liu Rui, pesquisador do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais envolvido nas escavações, segundo o China Daily.

O pesquisador destaca um fato curioso: na Antiga China, o vaso sanitário compreendia um item luxuoso. Para se ter ideia da dimensão, apenas aqueles que integravam o alto escalão da sociedade poderiam usar.

O pesquisador também explicou que o antigo vaso fora inserido dentro do prédio onde fora redescoberto e contava com um cano que resultava numa fossa localizada ao ar livre. Na época, antigos serviçais jogavam água no item de cerâmica todas às vezes em que alguém o utilizava.

"O vaso sanitário com descarga é uma prova concreta da importância que os antigos chineses atribuíam ao saneamento", destacou Liu. Ele enfatiza que existe uma pequena quantidade de registros que mostram banheiros inseridos em espaços fechados no passado.

Embora muitos se questionem a maneira como as pessoas utilizaram o antigo vaso sanitário - se sentaram ou se agacharam - Liu Rui explica que uma parte superior do vaso não fora redescoberta, dificultando a resposta. A possível resposta pode ser encontrada em antigos registros sobre os banheiros da Antiga China. É provável que as pessoas se agachavam.

 Ao mesmo tempo, a descoberta é fascinante por contradizer a ideia de que os vasos sanitários modernos foram inventados na Inglaterra Vitoriana. Afinal, o vaso sanitário descoberto se mostrava 'enganosamente avançado' ao mostrar o que muito se assemelha ao sistema de drenagem de água, muito parecido cm o que vemos atualmente. Essa ideia foi destacada por Fan Mingyang, designer com especialização em ferramentas antigas, ao conversar com o Global Times.

Ao mesmo veículo, o arqueólogo Xue Feng aponta que a redescoberta do vaso sanitário reflete não só o estilo de vida, mas também o cenário social que existia na antiga capital do estado de Qin. Além disso, se trata da única descoberta do tipo no campo de pesquisa de um palácio chinês.