Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Entenda por que astronautas da Nasa estão 'presos' no espaço

Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, da Nasa, tiveram seu retorno à Terra adiado pela terceira vez

Redação Publicado em 08/08/2024, às 12h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Butch Wilmore e Suni Williams - Getty Images
Butch Wilmore e Suni Williams - Getty Images

Os astronautas Barry "Butch" Wilmore e Suni Williams, que decolaram dos Estados Unidos em 5 de junho para uma missão inicialmente planejada para durar oito dias, podem retornar à Terra somente em fevereiro de 2025.

A informação foi confirmada por funcionários da Nasa nesta quarta-feira (7), devido a preocupações contínuas com a segurança da cápsula Starliner, desenvolvida pela Boeing.

Missão prolongada

A dupla foi enviada à ISS no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner da Boeing. No entanto, problemas nos propulsores e vazamentos de hélio causaram múltiplos adiamentos do retorno.

A Nasa está realizando testes rigorosos para garantir a segurança da cápsula antes de aprovar qualquer retorno.

"Estamos completamente confiantes de que os testes que estamos realizando são os necessários para obtermos as respostas corretas e os dados de que precisamos para retornar", afirmou Wilmore recentemente.

Planos alternativos

Devido às incertezas com a Starliner, a Nasa está discutindo planos potenciais com a SpaceX para deixar dois assentos vazios em um próximo lançamento da cápsula Crew Dragon. Esta estratégia visa garantir o retorno seguro dos astronautas caso os problemas da Starliner persistam.

"Ouvimos muitas pessoas que tinham preocupações e a decisão não foi clara", explicou Ken Bowersox, chefe de operações espaciais da Nasa. A agência espacial está dando mais tempo à Boeing para realizar mais testes antes de tomar uma decisão final.

Utilizar uma nave da SpaceX para trazer de volta astronautas originalmente enviados pela Boeing representaria um 'obstáculo' para a gigante aeroespacial, que há anos compete com a SpaceX por contratos governamentais.

Enquanto isso, os resultados dos testes ainda não dissiparam as preocupações sobre a segurança da Starliner, gerando debates internos na agência sobre os riscos envolvidos.

"Passamos por muitas simulações... e acho que, no ponto em que estamos agora, sinto confiança de que, se fosse necessário, se houvesse algum problema com a ISS, poderíamos entrar na nossa espaçonave, desacoplar, conversar com nossa equipe e encontrar a melhor forma de voltar para casa", comentou Suni Williams.

A Nasa adiou inclusive a próxima missão da Crew Dragon (Crew-9) em mais de um mês para aguardar resultados adicionais dos testes da Starliner. Contudo, ainda não foi decidido quais astronautas seriam retirados dessa missão para acomodar Wilmore e Williams, se necessário.

Quem são os astronautas?

Barry "Butch" Wilmore, de 61 anos, é capitão aposentado da Marinha americana e já acumulou 178 dias no espaço ao longo de sua carreira. Ele participou de operações militares no Iraque e na Bósnia e esta é sua terceira missão na Estação Espacial Internacional (ISS).

Suni Williams, aos 58 anos, é astronauta da Nasa desde 1998 e possui vasta experiência com duas missões espaciais anteriores. Ela é a segunda mulher com maior tempo de caminhada no espaço, totalizando 50 horas e 40 minutos.