Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lua

Caverna subterrânea é encontrada na Lua e pode servir de base para astronautas

Caverna está localizada na antiga planície de lava onde os astronautas da Apollo 11, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, pisaram pela primeira vez na Lua

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 16/07/2024, às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Impressão artística do poço lunar no Mare Tranquillitatis - NASA
Impressão artística do poço lunar no Mare Tranquillitatis - NASA

Pesquisadores encontraram evidências de uma caverna subterrânea na Lua, que é acessível pela superfície, tornando o local um espaço privilegiado para construir uma futura base lunar.

Segundo repercutido pelo The Guardian, a caverna parece ser acessível a partir de um poço aberto no Mare Tranquillitatis (Mar da Tranquilidade) — a antiga planície de lava onde os astronautas da Apollo 11, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, pisaram pela primeira vez na Lua em 1969.

+ Armstrong, Aldrin e Collins: Afinal, o que aconteceu com tripulação da Apollo 11?

A incrível descoberta corrobora com décadas de especulações sobre cavernas que podem existir sob a superfície lunar. Mas, agora, foram apresentadas as primeiras evidências de uma caverna subterrânea acessível. 

Conforme aponta o The Independent, os dados que permitiram a descoberta foram coletados em 2010, como parte da missão Lunar Reconnaissance Orbiter ou LRO da Nasa. No entanto, foi só recentemente que os pesquisadores analisaram novamente os dados com modernas técnicas de processamento de sinais. 

Esta pesquisa demonstra como os dados de radar da Lua podem ser usados ​​de novas maneiras para abordar questões fundamentais para a ciência e exploração e quão crucial é continuar coletando dados de sensoriamento remoto da Lua", disse Wes Patterson, do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, segundo o Independent.

Abrigo lunar

A descoberta se torna de suma importância para futuras missões que possam levar astronautas para passarem um tempo significativo na Lua. Afinal, quando nosso satélite natural se aproxima do Sol, sua superfície pode atingir os 127º Celsius; mas quando está longe, a temperatura pode cair para -173º. Além do mais, qualquer pessoa na superfície lunar corre risco de ser atingida por um meteorito. 

+ Por que nunca voltamos à Lua?

Os pesquisadores sugerem que a caverna recém-descoberta pode ser um local promissor para uma futura base lunar. O estudo foi detalhado em um artigo publicado no periódico Nature Astronomy.