Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Astronautas confinados confiam em retorno seguro após adiamentos

Barry Wilmore e Suni Williams permanecem em órbita enquanto a NASA trabalha para resolver problemas técnicos

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 10/07/2024, às 18h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Butch Wilmore e Suni Williams - Reprodução/NASA
Butch Wilmore e Suni Williams - Reprodução/NASA

Os astronautas Barry "Butch" Wilmore e Suni Williams, que deveriam ter retornado à Terra em 12 de junho, continuam a aguardar a oportunidade de voltar para casa. Em uma entrevista coletiva transmitida diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quarta-feira, 10, ambos expressaram confiança na segurança de seu eventual retorno.

Wilmore e Williams foram enviados à ISS em 5 de junho, no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing, com uma missão originalmente planejada para durar apenas oito dias. No entanto, problemas técnicos nos propulsores e vazamentos de hélio causaram repetidos adiamentos do retorno, e a NASA ainda não anunciou uma nova data definitiva para a volta dos astronautas.

Estamos completamente confiantes de que os testes que estamos realizando são os necessários para obtermos as respostas corretas e os dados de que precisamos para retornar", afirmou Wilmore na entrevista.

Apesar dos contratempos, os astronautas mantêm uma postura positiva e acreditam na capacidade da Starliner de garantir um retorno seguro.

Tenho uma sensação muito boa em meu coração de que esta cápsula nos levará para casa, sem problemas," disse Suni Williams durante a entrevista, sobre sua confiança na cápsula.

Ela também destacou que eles passaram por muitas simulações e se sentem preparados para lidar com qualquer problema que possa surgir. "Acho que, no ponto em que estamos agora, sinto confiança de que, se fosse necessário, se houvesse algum problema com a ISS, poderíamos entrar na nossa espaçonave, desacoplar, conversar com nossa equipe e encontrar a melhor forma de voltar para casa."

Limite

De acordo com o G1, a cápsula Starliner pode permanecer ancorada na ISS por no máximo 45 dias. Esse prazo limita o tempo disponível para resolver os problemas técnicos e garantir um retorno seguro para Wilmore e Williams. A equipe da NASA e da Boeing está trabalhando arduamente para encontrar soluções e assegurar que a missão termine com sucesso.