Estrutura foi projetada para acomodar até 130 pessoas de cada vez, proporcionando uma experiência mais exclusiva e sem aglomerações
Neste sábado, 9, uma passarela temporária foi instalada sobre a Fontana di Trevi, em Roma, Itália, permitindo que turistas visitem o monumento enquanto ele passa por uma limpeza completa.
A estrutura foi projetada para acomodar até 130 pessoas de cada vez, proporcionando uma experiência mais exclusiva e sem aglomerações, conforme destacou o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, à AFP. A passarela será removida ao término do restauro, previsto para dezembro.
A Fontana di Trevi, famosa pelo filme "La Dolce Vita" de Federico Fellini, em que Anita Ekberg e Marcello Mastroianni protagonizam uma icônica cena na fonte, é um dos pontos turísticos mais visitados de Roma, atraindo de 10.000 a 12.000 visitantes diariamente.
Muitos turistas mantêm a tradição de lançar moedas na fonte como símbolo de boa sorte. Durante a restauração, um contêiner especial foi instalado para receber as moedas, evitando danos ao monumento, que sem água poderia ser danificado pelas moedas lançadas.
Gualtieri reforçou que quem jogar moedas fora do contêiner será multado, e que o valor arrecadado continua sendo destinado à organização humanitária administrada pela Igreja Católica, a Caritas, para apoiar ações de caridade.
A restauração envolve a remoção de depósitos de calcário que escurecem a fachada e de materiais soltos entre as pedras, onde cresce vegetação invasora.
Em entrevista à AFP, Micaela di Caterina, uma turista argentina de 32 anos, descreveu a experiência de caminhar sobre a fonte como “incrível” por permitir observar de perto as esculturas de Oceanus e seus hipocampos, embora ela tenha achado “um pouco estranho” estar sobre a fonte.
A última limpeza completa da Fontana di Trevi ocorreu há uma década, em uma restauração de 18 meses patrocinada pela grife Fendi, que também instalou uma ponte temporária de acrílico sobre o lago para permitir a visitação.