Segundo departamento de preservação da vida selvagem, a espécie encontrada é considerada extremamente rara
Durante uma pescaria na vila de Delta, no estado norte-americano do Alabama, pai e filho foram surpreendidos quando fisgaram um peixe-jacaré gigante — espécie que possui origem pré-histórica. O caso ocorreu em novembro, mas só ganhou notoriedade na imprensa norte-americana no último sábado, 4.
Através das redes sociais, Keith Dees e seu filho Huntley falaram a respeito da descoberta: "Por volta das 11h30 resolvemos pescar em mais um local. Lancei a vara e, na metade do caminho de volta para o barco, a isca se soltou."
Quando corri para pegar, pude ver um peixe grande nadando perto do meu motor. Eu não tinha ideia do que era até que aquilo veio à tona, após 30 minutos", completou.
Segundo informações do portal UOL, o Outdoor Alabama, departamento de preservação da vida selvagem, afirmou que o animal em questão trata-se de um peixe-jacaré (Atractosteus spatula), considerado extremamente raro.
Em comunicado, os biólogos do Outdoor Alabama ressaltaram que o peixe-jacaré possui uma aparência similar a de um crocodilo, já que apresenta uma dupla fileira de dentes na mandíbula superior. A alimentação do animal é composta, principalmente, por peixes, tartarugas e pequenos mamíferos aquáticos.
Ainda segundo os especialistas, fósseis de 100 milhões de anos do Atractosteus spatula foram encontrados anteriormente, fato que sugere que eles conviveram com os dinossauros.
Depois da pesca, Keith e Huntley levaram o peixe até a Marina de Orange Beach, onde os responsáveis pelo local registraram seus dados, sendo 2,1 m e 73 kg. Keith Dees acrescentou, em uma das publicações no Facebook:
Quando surgiu, sabia que o peixe era grande, mas nem remotamente sabia que era um recorde estadual. Isso nunca passou pela minha cabeça".
Keith solicitou a um departamento do governo uma permissão especial para levar o que eles conseguiram da pescaria para casa. Após ser concedida, a família se reuniu para preparar o peixe para o jantar.