Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

‘Dr. DNA’: Homem oferece 'design de cães' com cruzamento indiscriminado de raças

O escocês Gary Hemming, autointitulado "Doutor DNA", tem provocado revolta entre defensores dos animais por oferecer um serviço de "design de cães"

Redação Publicado em 11/10/2024, às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gary Hemming tem criado novas combinações de raças - Reprodução/Instagram (@gari_ferrarii)
Gary Hemming tem criado novas combinações de raças - Reprodução/Instagram (@gari_ferrarii)

O escocês Gary Hemming, autointitulado "Doutor DNA", tem provocado revolta entre defensores dos animais por oferecer um serviço polêmico de "design de cães". Nascido em Edimburgo, ele realiza cruzamentos indiscriminados de raças, sem qualquer licença de criador, formação veterinária ou qualificação em genética.

Hemming se vangloria ao “criar novas combinações de raças”, como dálmatas com buldogues, para oferecer o que ele chama de "pets customizáveis". A prática foi exposta pelo jornal Daily Record, que também revelou a falta de regulamentação em suas atividades.

‘Mr. Pokadot’

Um dos exemplares criados por Hemming, chamado "Mr. Pokadot", é um cão branco com manchas pretas, exibindo um abdômen distendido e nascido sem cauda. “Ele nasceu sem cauda natural. Sim, usamos um dálmata para fazê-lo muitas gerações atrás, este programa em que trabalhamos há muitos anos”, compartilhou em suas redes.

Em outra postagem, ele disse que “2025 é o ano do Pokadot Frenchie em todas as cores e padrões, incluindo novos tons — limão e laranja”, acrescentando que não tem pressa em aperfeiçoar a nova raça.

cachorro
Exemplos de buldogues franceses sem pelos criados por Hemming / Crédito: Reprodução/BBB

Ao Daily Record, a presidente da British Veterinary Association, Dra. Elizabeth Mullineaux, afirmou que “veterinários em todo o Reino Unido estão extremamente preocupados com uma série de criadores inescrupulosos que ignoram a saúde e o bem-estar dos animais lucrando com a enorme demanda por raças de filhotes ‘da moda’ que foram criadas para ter características extremas, como rugas excessivas na pele ou rosto achatado”.

Esses animais podem parecer ‘fofos’ ou únicos, mas geralmente apresentam problemas de saúde significativos e uma vida inteira de sofrimento”, disse.

Em janeiro de 2023, uma investigação da BBC trouxe à tona as práticas de Hemming, revelando que seu objetivo era criar o "cão mais raro do mundo", apelidado de "cão unicórnio". A reportagem também expôs o passado criminal dele, que inclui condenações por roubo e agressão doméstica e, agora, novas acusações por operar sem a devida regulamentação.