Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Dezenas de pessoas são encontradas com vida em contêineres dias após avalanche na Índia

Mais de 40 trabalhadores da construção civil foram resgatados com vida após ficarem soterrados em contêineres metálicos em razão de uma avalanche

por Giovanna Gomes
ggomes@caras.com.br

Publicado em 03/03/2025, às 09h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Equipes de resgate enfrentaram condições extremas durante operação - Divulgação/Exército indiano
Equipes de resgate enfrentaram condições extremas durante operação - Divulgação/Exército indiano

Dezenas de pessoas que trabalhavam na construção civil foram resgatadas com vida após ficarem soterradas em contêineres metálicos por causa de uma avalanche no Himalaia, no estado de Uttarakhand, na Índia. Segundo a mídia local, elas conseguiram sobreviver porque os contêineres tinham oxigênio suficiente até a chegada dos socorristas.

Os trabalhadores participavam de um projeto de ampliação de rodovias quando, na sexta-feira, a avalanche atingiu um acampamento de obras próximo à vila de Mana, soterrando pelo menos 54 pessoas. Oito delas não resistiram. Outros 46 foram resgatados em uma operação que durou quase 60 horas, sob temperaturas abaixo de zero.

De acordo com o portal O Globo, o ministro-chefe de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, elogiou as equipes de resgate pelo esforço em meio às condições extremas. A operação contou com o apoio do Exército indiano, das forças nacionais e estaduais de resposta a desastres e da administração local, que utilizaram helicópteros e drones para localizar as vítimas, segundo a BBC.

Inicialmente, chegou-se a cogitar que a tragédia tivesse sido causada pela ruptura de uma geleira, mas as autoridades confirmaram que se tratou de uma avalanche. De acordo com o Times of India, a força do deslizamento foi tão intensa que arremessou oito contêineres metálicos e um galpão montanha abaixo. O local do desastre fica a apenas cinco quilômetros do templo hindu de Badrinath, um dos mais visitados do país.

Em um vídeo divulgado pelo Exército, Satyaprakash Yadav, trabalhador migrante de Uttar Pradesh, relatou que a avalanche atingiu os contêineres como um deslizamento de terra. Segundo ele, o impacto partiu o contêiner onde estava, que acabou sendo levado até uma área próxima a um rio.

"Conseguimos sair por conta própria e chegamos a uma área do Exército nas proximidades, onde passamos a noite", contou.

Outro sobrevivente, Rajnish Kumar, da cidade de Pithoragarh, disse que a maioria dos trabalhadores dormia quando a avalanche aconteceu. Em depoimento às Forças Armadas indianas, ele relatou que seu contêiner deslizou cerca de 50 a 60 metros montanha abaixo, mas que os militares chegaram rapidamente para resgatá-los.

O Departamento Meteorológico da Índia alertou para a possibilidade de mais chuvas e neve nos estados do norte, incluindo Himachal Pradesh, Uttarakhand, Jammu e Caxemira, até terça-feira.

Avalanches no Himalaia

Avalanches e deslizamentos de terra são comuns nas áreas mais altas do Himalaia, especialmente no inverno. Especialistas apontam, no entanto, que as mudanças climáticas tornaram esses eventos mais severos e imprevisíveis. Além disso, Uttarakhand tem registrado um crescimento acelerado do desmatamento e da construção civil em regiões montanhosas nos últimos anos.