Navio de guerra americano, afundado na Segunda Guerra Mundial, é localizado em águas profundas da Austrália 81 anos após seu afundamento
Após 81 anos desaparecido no Oceano Índico, os destroços do USS Edsall, um contratorpedeiro americano que lutou bravamente na Segunda Guerra Mundial, foram finalmente encontrados. A descoberta, anunciada em conjunto pelas autoridades americanas e australianas, traz à tona a história de um navio e de seus tripulantes que se tornaram símbolo de coragem e resistência.
Afundado em 1 de março de 1942, após ser atacado por bombardeiros japoneses, o Edsall se tornou conhecido como "o rato dançante" devido à sua habilidade de escapar de ataques aéreos, mesmo com danos consideráveis. A tripulação, composta por 153 marinheiros, pilotos e soldados, lutou com bravura até o fim, contra-atacando com torpedos e cortinas de fumaça.
Os destroços do Edsall foram localizados ao sul da Ilha Christmas, na Austrália, a uma profundidade de mais de 5 mil metros. A descoberta foi realizada pelo MV Stoker, um navio de apoio naval australiano, durante uma missão de levantamento hidrográfico. A Marinha dos EUA e a australiana trabalharam em conjunto para confirmar a identidade do navio.
Segundo o 'The Guardian', a descoberta dos destroços do Edsall é um momento importante para homenagear os marinheiros que perderam suas vidas naquela batalha. A embaixadora dos EUA na Austrália, Caroline Kennedy, expressou sua gratidão pela descoberta: "Agora poderemos preservar este importante memorial e esperamos que as famílias dos heróis que morreram lá saibam que seus entes queridos descansam em paz", disse em vídeo.