Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Decameron

Decameron: Série é fiel aos antigos contos de Giovanni Boccaccio?

Nova minissérie na Netflix, 'Decameron' é inspirado em um compilado de 100 contos escrito no século 14 pelo italiano Giovanni Boccaccio

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 25/07/2024, às 16h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Decameron' - Divulgação/Netflix
Cena de 'Decameron' - Divulgação/Netflix

Nesta quinta-feira, 25, chegou à Netflix a minissérie 'Decameron'. Em oito episódios, a produção nos transporta para a Itália do século 14, quando foi assolada por uma das pandemias mais mortais da história: a Peste Negra.

"Para fugir da peste bubônica que assola a Itália, um grupo de nobres se hospeda em uma mansão com seus servos. Mas essa escapada luxuosa acaba virando um caos", narra a sinopse da Netflix.

Um fato curioso sobre a produção é que é vagamente inspirada em um dos livros mais famosos de todos os tempos: 'O Decamerão', escrito por Giovanni Boccaccio — considerado uma das grandes vozes do Renascimento Italiano, ao lado de Dante. Mas, se engana quem imagina que se trate de uma adaptação literal das histórias.

+ Decameron: Conheça o livro que inspirou a série cômica da Netflix

Segundo a showrunner Kathleen Jordan, em entrevista ao The New York Times, "um medievalista italiano ficará desapontado se vier a este programa esperando ver retratadas suas histórias favoritas de 'O Decamerão'".

Isso porque, considerando que ainda vivemos em um mundo traumatizado pela pandemia de covid-19, a história poderia ser mais adaptada aos tempos modernos.

Alterações

De maneira geral, 'Decameron' apresenta referências e até mesmo personagens em comum com a série, no entanto, para a produção da Netflix, os criadores queriam "construir um mundo que parecesse um pouco mais universal, para que todos pudéssemos nos ver na história com um pouco mais de facilidade".

Cena de 'Decameron' / Crédito: Divulgação/Netflix

Segundo o New York Times, a ideia inicial para 'Decameron' surgiu "bem no início da pandemia", conforme explica Kathleen Jordan, depois de testemunhar vários casos de "surdez musical na cultura das celebridades".

Ela recorda os complicados tempos em que muitas pessoas e profissionais da linha de frente morriam, enquanto algumas celebridades apareciam a público reclamando de se sentirem em uma prisão, dentro de suas mansões multimilionárias.

"Foi tão irritante e frustrante para mim", conta a showrunner; por isso, ela decidiu escrever algo "inspirado naquele momento", que, assim como a nossa pandemia, mostrasse mais do "abismo entre os que têm e os que não têm".

Além disso, a série também pode nos levar ao riso com paralelos com nossos tempos de coronavírus, e as inusitadas formas de tentar sobreviver a uma pandemia. Em uma cena, a personagem Licisca coloca flores nas narinas para evitar respirar o "ar amaldiçoado liberado do inferno" que ela acredita causar a peste.

'Decameron' é uma série que, de maneira inusitada, consegue ser sombria e cômica, compreendendo uma comédia dramática ocorrida em um dos períodos mais devastadores da história da humanidade. Os episódios já estão disponíveis no catálogo da Netflix.