O país estava com suas fronteiras fechadas, até para seus habitantes, desde 2020, devido à pandemia da Covid-19
Nesta segunda-feira, 25, o canal de televisão estatal chinês, CCTV, anunciou que a Coreia do Norte irá permitir a entrada de estrangeiros em seu território. A decisão põe fim ao isolamento que se estendia desde 2020, em razão da pandemia de Covid-19.
A emissora também afirmou que todos os estrangeiros precisarão cumprir dois dias de isolamento ao chegarem no país. Lembrando que a imprensa oficial do governo norte-coreano não se manifestou sobre a reabertura das fronteiras.
Conforme repercutido pelo portal O Globo, o país havia proibido até mesmo a entrada de seus próprios cidadãos, devido à pandemia. Contudo, o mesmo apresentou sinais de reabertura neste mês de setembro, ao enviar seu líder, Kim Jong Un, à Rússia e ao marcar presença nos Jogos Asiáticos de Hangzhou, sediados na China.
Mesmo reclusos, os norte-coreanos não passaram os últimos três anos inativos. Somente no último dia 31 de agosto, o país disparou dois mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Leste, ou Mar do Japão, durante um “ensaio de ataque nuclear tático”.
Esta simulação mais recente causou grande preocupação nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, tidos como “inimigos” de Kim Jong Un. É importante ressaltar que, somente em 2023, a Coreia do Norte realizou uma quantidade recorde de ensaios armamentistas.