Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Corante usado em salgadinhos deixou ratos com pele transparente, revela estudo

Uma pesquisa científica divulgada pelo Wall Street Journal revelou que o corante alimentar tartrazina deixou a pele de ratos transparente

Redação Publicado em 04/10/2024, às 13h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rato de laboratório - Wikimedia Commons via Rama
Rato de laboratório - Wikimedia Commons via Rama

Uma pesquisa científica, divulgada pelo Wall Street Journal, revelou que o corante alimentar tartrazina, utilizado para dar cor amarela a diversos snacks, deixou a pele de ratos completamente transparente, permitindo que seus órgãos ficassem visíveis.

O estudo, publicado na revista Science, mostrou que ao aplicar a substância nos estômagos e cabeças dos roedores, os pesquisadores puderam observar pulsações musculares e vasos sanguíneos nos cérebros dos animais.

Explicação

Esse efeito ocorre devido à composição das células, cujas membranas retêm gorduras em um ambiente aquoso, fazendo com que a luz se comporte de maneira diferente ao passar por elas, informou o veículo. A aplicação do corante permite que a luz atravesse as células, gerando o fenômeno de "transparência" dos tecidos.

"Foi um daqueles momentos em que você pensa, isso é muito inteligente e muito simples", disse o pesquisador Christopher Rowlands ao WSJ. Ele também destacou que a quantidade de tartrazina usada nos testes é significativamente maior do que a encontrada em snacks.

No futuro, os cientistas pretendem aplicar esse conhecimento em humanos para facilitar, por exemplo, a localização de veias. No entanto, eles ressaltam que a pele humana é 10 vezes mais espessa do que a dos ratos, o que representa um desafio a ser superado, repercute o jornal.