Natasha Coline Fokas é uma confeiteira suíça que surpreendeu ao fazer impressionante vestido de bolo com mais de 130 kg
Um desfile de moda em uma feira de casamentos realizada na Suíça impressionou o público, após a aparição de uma peça inusitada: a confeiteira Natasha Coline Kim Fah Lee Fokas, dona da SweetyCakes, surgiu usando um vestido digno de entrar para o Guinness World Records, o livro dos recordes, sendo feito de impressionantes 131,15 kg de bolo — dessa forma, obtendo o título de maior vestido de bolo vestível (e comestível) do mundo.
Em entrevista ao Guinness, a confeiteira, que fundou sua loja em 2014, revelou que a ideia de fazer um vestido com bolo surgiu havia algum tempo: "Eu estava no meio do meu trabalho na minha então minúscula lojinha nos fundos do meu estúdio e ocupada decorando um bolo de casamento, tive uma ideia maluca: 'que legal seria se um vestido de noiva inteiro fosse feito de bolo?", lembra.
Então, apenas alguns dias depois ela começou a trabalhar na ideia e usou, para sua primeira tentativa, a filha mais nova como modelo. E obviamente um projeto tão ambicioso enfrentaria algumas dificuldades, como a própria forma de estrturar a peça para que pudesse ser vestida, mas Natasha não desistiu e seguiu aperfeiçoando as técnicas.
No fim, o vestido-bolo foi inteiramente construído com ingredientes tradicionais de bolo, decorado com flores de glacê e uma saia de pasta americana. Só a parte superior da peça, feita de gesso, já pesava em torno de 51 kg, de acordo com a Revista Galileu.
Mas certamente o mais pesado foi a estruturação: o vestido é sustentado por uma estrutura de alumínio, com dois parafusos de metal. A base, logo, funcionava como uma armação de saia com pequenas tábuas de 10 centímetros de altura, para manter o bolo todo no lugar — bolo este que também incluía rodas, devido ao tamanho, para facilitar em sua locomoção.
Por fim, para que o recorde fosse aceito, não bastava apenas o vestido feito de bolo ser grande e pesado — apenas a parte do bolo deveria ser de um peso igual ou superior a 68 kg, marca essa superada tranquilamente com os 131,15 kg que a confeiteira utilizou —, como também era necessário que a modelo caminhasse com ele por cinco metros sem que se desfizesse.
Ao todo, contando o bolo, a estrutura interna e o corpete, a peça pesava 242,75 kg. Depois de o peso final e as demais exigências terem sido aprovadas pela juíza oficial Seyda Subasi-Gemici, finalmente Natasha foi certificada.
Além do mais, vale mencionar que o Guinness possui diretrizes específicas em caso de recordes que envolvam alimentos, que determina que nada pode ser desperdiçado. Por isso, logo após a premiação, o bolo foi dividido entre os convidados da feira de casamentos no estande da SweetyCakes, e o restante foi entregue gratuitamente no dia seguinte na loja principal.