Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crimes

Chef de cozinha é condenado na Itália por servir refeição contaminada com vírus

O homem, que comandava um restaurante aclamado, serviu os pratos infectados para 50 pessoas; entenda mais sobre o caso!

Ingredi Brunato Publicado em 14/03/2024, às 15h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa mostrando amêijoas - Divulgação/ Freepik/ Licença livre
Fotografia meramente ilustrativa mostrando amêijoas - Divulgação/ Freepik/ Licença livre

Marco Sacco, de 59 anos, é o chef de cozinha que comandava o Piccolo Lago di Verbania, um restaurante aclamado da Itália. Nesta semana, porém, o profissional foi condenado a três meses de prisão em conexão a uma das refeições que cozinhou em 2021. 

Na ocasião, o chef foi responsável por elaborar a comida servida em uma recepção de casamento. Entre os pratos, porém, estavam mariscos crus que, infelizmente, se encontravam contaminados com norovírus. O evento, vale mencionar, contava com 50 convidados. 

Como consequência, Sacco foi acusado de negligência culposa e comércio de alimentos nocivos, conforme informações repercutidas pela revista People. Além do período que precisará cumprir atrás das grades, o italiano também terá que indenizar em mais de 21 mil dólares (ou cerca de 105 mil reais) o casal que comemorou a união com os mariscos contaminados. 

O caso 

O caso chegou às autoridades italianas após uma série de convidados da recepção de casamento terem passado mal após comer um risoto de amêijoas cruas. Os sintomas descritos foram náusea, cólicas abdominais e disenteria.

Após procurarem ajuda médica, esses indivíduos descobriram que estavam infectados com o norovírus, um patógeno de alta capacidade infecciosa que pode ser contraído após consumo de alimentos contaminados ou então através do contato direto com uma pessoa que esteja doente. 

Em sua defesa, o chef de cozinha alegou em tribunal que a culpa não era sua, e sim do fornecedor dos mariscos. Ainda de acordo com a People, ele vai apelar à decisão do julgamento.