Exposição que celebra os 100 anos do antropólogo Darcy Ribeiro estreia na próxima quinta-feira, 17
Terá início na próxima quinta-feira, 17, no Sesc 24 de Maio, no Centro da capital paulista, a celebração do centenário do antropólogo, etimólogo, educador, escritor e políticoDarcy Ribeiro. Ele se destacou na defesa dos povos indígenas, na militância a favor da educação pública de período integral de qualidade, além da criação de universidades inovadoras, como a Universidade de Brasília.
O antropólogo também foi responsável por escrever romances e ensaios de antropologia e sociologia, entre os quais se destaca “O Povo Brasileiro” (1995) e “Maíra” (1976). A exposição ficará disponível até 25 de junho de 2023 e a entrada é gratuita.
Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, colaboradora de Darcy Ribeiro por mais de dez anos, a mostra “Utopia brasileira - Darcy Ribeiro 100 anos” estabelece um diálogo e uma conexão entre uma coleção de objetos, documentos originais do acervo do homenageado, obras de arte contemporânea, fotos e aparatos multimídia, com vídeos diversos e uma grande instalação audiovisual.
Os visitantes poderão realizar uma experiência audiovisual imersiva no vão central do Sesc 24 de Maio, com estrutura projetada em 360 graus. Já no espaço expositivo, as obras de Ribeiro serão apresentadas a partir de quatro perspectivas: o antropólogo, o político, o educador e o ensaísta e pensador do Brasil.
A exposição também conta com cartas originais inéditas, uma linha do tempo ilustrada e muito mais.