Baseada em um dos maiores clássicos da literatura latino-americana, nova série 'Cem Anos de Solidão' chegou recentemente à Netflix; veja opinião de filho do autor!
Publicado em 14/12/2024, às 13h30
Na última quarta-feira, 11, chegou à Netflix a nova série 'Cem Anos de Solidão', uma adaptação do emblemático romance de mesmo nome publicado em 1967 e escrito pelo colombiano Gabriel García Márquez. O livro, vale mencionar, é uma das obras mais famosas e importantes da literatura latino-americana, e só agora recebeu uma adaptação audiovisual.
"Na Colômbia do século 19, um casal e outros sonhadores fundam uma nova cidade em busca de liberdade. Mas será que esta utopia os levará à prosperidade ou à ruína?", descreve a sinopse disponibilizada pela Netflix.
+ Cem Anos de Solidão: O massacre por trás do livro que inspirou série da Netflix
Gabriel García Márquez, vale mencionar, faleceu em 17 de abril de 2014, vitimado por uma pneumonia, aos 87 anos, se opondo a toda oportunidade que surgiu de adaptar a obra ao audiovisual. Porém, o filho do escritor, Rodrigo García Barcha, é um dos produtores executivos da nova série, e afirma que, dessa vez, uma adaptação finalmente é bem-vinda.
Durante o tapete vermelho de Bogotá, na Colômbia, Barcha descreveu a adaptação da Netflix como um "projeto irmão" da obra literária, e ainda destaca que ambas as produções se complementam:
É uma experiência diferente e você tem que tentar apreciá-la pelo que ela é, não comparando constantemente o livro. Para mim são projetos irmãos mais novos que se complementam", disse na ocasião à agência de notícias EFE.
Barcha acrescenta que a experiência ao assistir à série, ou ao ler o livro, é pessoal de cada um: "esqueço o livro e procuro apreciar a série como série. Claro que existem todos os laços do mundo, mas, para aproveitar, me libertei de dizer: isso sim, isso não; parece que sim, não parece".
Infelizmente, Gabriel García Márquez já não está vivo para assistir à adaptação de seu sucesso literário, tendo ele próprio sempre relutado em adaptá-lo. Mas segundo Rodrigo Barcha, o autor mudou de ideia ao considerar que uma série permitiria uma abordagem adequada do romance — que venceu o Prêmio Nobel da Literatura em 1982 —, com mais tempo e recursos adequados, conforme repercute o Adoro Cinema.
"Durante muito tempo, meu pai relutou bastante, principalmente com um filme de duas ou três horas que não cabia o romance inteiro. Mas com a Netflix, a possibilidade de fazer em espanhol, na Colômbia e com os recursos necessários nos convenceu de que era viável", afirma Rodrigo Barcha.
'Cem Anos de Solidão' já está disponível no catálogo da Netflix.