Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Senna

Senna: O que disse o piloto sobre a separação com Lilian Vasconcellos?

Senna, nova série da Netflix, mistura fato e ficção ao retratar a trajetória de Ayrton Senna nas pistas e vida pessoal; entenda

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 12/12/2024, às 19h30 - Atualizado em 17/12/2024, às 19h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Senna e Lilian: Realidade e ficção - Divulgação/Revista Caras e Divulgação/Netflix
Senna e Lilian: Realidade e ficção - Divulgação/Revista Caras e Divulgação/Netflix

Em seis episódios, na nova série "Senna", sucesso recente na Netflix, os assinantes conferem uma mistura de fato e ficção a respeito da trajetória de Ayrton Senna, ex-piloto que virou celebridade ao redor do Brasil.

"De prodígio a herói da Fórmula 1, ele [Ayrton] era conhecido por sua postura contra injustiça no esporte. Mas o que realmente fez dele uma lenda?", destaca a sinopse da série, uma das mais assistidas por brasileiros.

Além de retratar as vitórias e derrotas do tricampeão de Fórmula 1 nas pistas, a produção também dramatiza suas conquistas e decepções amorosas. Logo no começo da série, os assinantes da Netflix conhecem o único casamento de Ayrton. 

Amigos desde a infância, Senna e Lilian se casaram em 1981, e se mudaram para a Inglaterra, onde piloto daria os primeiros passos na carreira. No entanto, o casamento chegou ao fim quando o esportista priorizou as pistas. 

"Nos casamos e no dia seguinte fomos a Europa porque ele foi disputar provas de kart e a Fórmula 3. Moramos em Norwich, na Inglaterra. Casados, vivendo juntos, acho que ficamos um ano. Mas até a separação foram quase dois anos", disse Lilian ao G1 em 2010.

Ainda na entrevista, a ex-esposa do piloto revelou que lidou uma depressão severa após o término do casamento. "Foi uma catástrofe para mim. Voltei para a casa dos meus pais, e depois de algum tempo, ele me ligou da Inglaterra falando que achava que eu era uma pessoa que não devia ficar presa a ele dessa forma, e que ele tinha de tocar a carreira, se dedicar muito para chegar na Fórmula 1", continuou ela. "Não tinha vontade de pôr roupa, não tinha vontade de nada. Porque o objetivo dele, ele ia seguir. O meu foi interrompido de uma forma que não escolhi. Fui moldada para casar e ter filhos. Colocava minhas forças no amor, no casamento, no lar. [...] Foi muito grande minha frustração quando não deu certo com Ayrton".

Senna
Senna e a ex-esposa na realidade e ficção - Divulgação/Revista Caras e Divulgação/Netflix

Fim do casamento

Em uma das mais notáveis entrevista de sua carreira, à Playboy, em 1990, Ayrton foi questionado sobre o fim do casamento. Sem mencionar Lilian diretamente, ele relembrou o período.

"Casei em fevereiro de 1981, com uma amiga de infância [Lílian Vasconcelos Sousa]. Eu estava começando a correr na Europa, e nos mudamos para lá. Ela cozinhava muito bem, por sinal. Uma série de coisas aconteceram, e voltei ao Brasil, oito meses depois, para trabalhar nos negócios do meu pai e deixar as pistas. Não deu certo e, em março de 1982, decidi mudar de novo a minha vida, voltar para a Europa, para as pistas, e me separar", começou ele.

Quando questionado se a ex-esposa "não cabia nos seus planos", Senna alegou que o "casamento foi um erro".

"Éramos muito jovens. Não dava para insistir em um equívoco que se transformaria em um problema ainda maior caso viessem crianças, por exemplo. Não me arrependo, principalmente porque tudo aconteceu sem mágoas. Não temos contato, mas sei que ela formou uma nova família e é feliz", finalizou ele.

O piloto também foi questionado se havia amor no casamento. "Não vou entrar nesse detalhe. Mas não me arrependo de nada", destacou Ayrton.

Todos os episódios de "Senna" já podem ser conferidos no catálogo da plataforma de streaming Netflix.