Rapaz de 23 anos admitiu estar por trás de roubo cibernético de quase 800 mil dólares ocorrido em 2020
Jovem britânico extraditado para os Estados Unidos no último mês de abril confessou recentemente ser culpado por ataque cibernético que atingiu as contas do Twitter de várias celebridades e figuras públicas em 2020.
Segundo divulgou o Departamento de Justiça dos EUA na última terça-feira, 9, Joseph James O'Connor foi condenado por hacking,fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, e está sujeito a uma sentença de até 77 anos de prisão pelos crimes virtuais.
O inglês de 23 anos, juntamente com um grupo de comparsas, teria tomado o controle dos perfis no Twitter de pessoas como Barack Obama, Joe Biden, Bill Gates, Jeffrey Bezos, Elon Musk, Kanye West e Kim Kardashian, entre outros.
A seguir, os hackers teriam usado o acesso a essas contas para roubar as criptomoedas de diversas carteiras digitais, causando um prejuízo total estimado em 794 mil dólares — o equivalente a quase 4 milhões de reais na cotação atual.
Em um comunicado divulgado à imprensa, o procurador-geral do país, Kenneth Polite, descreveu os atos de Joseph James O'Connor como "flagrantes e maliciosos":
As atividades criminosas de O'Connor foram flagrantes e maliciosas, e sua conduta impactou a vida de várias pessoas. Ele assediou, ameaçou e extorquiu suas vítimas, causando danos emocionais substanciais", afirmou o oficial de justiça na nota.
Conforme repercutido pelo New York Post, o hacker de 23 anos precisará não apenas reembolsar o valor furtado, como também pagar indenizações para as vítimas.