O astronauta americano da NASA Don Pettit registrou um espetáculo de luzes verdes dançantes visto da Estação Espacial Internacional
O astronauta norte-americano Don Pettit encantou o mundo ao divulgar um vídeo impressionante que mostra o fenômeno das auroras boreais a partir de uma perspectiva única: o espaço. As imagens, captadas da Estação Espacial Internacional (ISS), revelam a dança hipnotizante de faixas verdes luminosas sobre a Terra, em um espetáculo visual raro e fascinante.
"Turbulência vaporosa verde; o espetáculo de aurora desta noite visto da Estação Espacial Internacional", escreveu Pettit em seu perfil no X (antigo Twitter), ao compartilhar o registro.
Green vaporous turbulence; tonight’s show of aurora from @Space_Stationpic.twitter.com/ZX0dINFhLa
— Don Pettit (@astro_Pettit) April 5, 2025
As auroras são fenômenos naturais que ocorrem quando partículas altamente energéticas, vindas do Sol, interagem com a atmosfera da Terra. Essa interação entre as partículas solares e os átomos de oxigênio e nitrogênio, presentes nas camadas superiores da atmosfera, resulta em intensas emissões de luz, geralmente verdes, mas também possíveis em tons de vermelho, rosa, azul e violeta.
No hemisfério norte, o fenômeno recebe o nome de aurora boreal, enquanto no hemisfério sul é chamado de aurora austral. Segundo a CNN, o vídeo captado por Pettit mostra as auroras boreais em plena atividade, proporcionando uma vista aérea rara do fenômeno que normalmente é observado a partir do solo em regiões próximas aos polos.