Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Artefato explosivo é detonado pelo esquadrão antibomba em São Paulo

Artefato encontrado no terminal Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista, foi detonado pelo esquadrão antibomba, nesta quarta-feira, 12

Redação Publicado em 12/03/2025, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Artefato foi encontrado em terminal de ônibus - Divulgação/Polícia Militar SP
Artefato foi encontrado em terminal de ônibus - Divulgação/Polícia Militar SP

Um artefato explosivo foi desarmado na manhã desta quarta-feira pelo Esquadrão Antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar (Gate), em uma área do terminal Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. A equipe foi acionada após uma explosão inicial, que aconteceu por volta das 5h da manhã.

O primeiro artefato, ao detonar, espalhou panfletos com mensagens de apoio à chamada “Revolução Democrática” e ao "maoísmo", assinados em nome do “Partido Comunista do Brasil - P.C.B.”. É importante ressaltar, porém, que atualmente o partido utiliza a sigla “Partido Comunista Brasileiro”.

De acordo com o tenente Vitor Haddad, do Gate, ninguém ficou ferido e a perícia trabalha para identificar o tipo exato de explosivo usado na ação. Segundo ele, imagens de segurança registraram a movimentação de dois suspeitos, que já estão sendo investigados, embora não se descarte a participação de outras pessoas.

"A identificação do exato tipo de explosivo requer um tempo um pouco maior para a perícia. Um dos artefatos teve uma detonação inicial e um segundo ficou montado em condições de detonar. Tem alguns papéis, em tom de algum tipo de propaganda e certamente no percurso da investigação vai ser elucidado quais eram as motivações, nesse sentido a gente precisa de um pouco mais de tempo para entender o que aconteceu", afirmou Haddad, segundo o portal O Globo.

Dois envolvidos

"O que a gente teve um indício claro é que são minimamente dois indivíduos envolvidos. Cada um estava com um artefato, mas isso a investigação vai elucidar em um futuro próximo", completou.

O Gate realizou a explosão controlada do segundo artefato por volta das 9h. Após a primeira detonação, duas plataformas do terminal ficaram interditadas, mas, após a atuação das equipes especializadas, a área foi liberada e o funcionamento normalizado.