Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram residências de 7 mil anos na República Tcheca

Estruturas neolíticas foram encontradas por pesquisadores do Instituto Arqueológico da Academia de Ciências da República Tcheca

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 26/08/2024, às 09h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arqueólogos encontraram vestígios de construções de 7 mil anos - Divulgação/Archeologický ústav AV ČR
Arqueólogos encontraram vestígios de construções de 7 mil anos - Divulgação/Archeologický ústav AV ČR

Parte da estrutura de construções neolíticas foi descoberta por pesquisadores do Instituto Arqueológico da Academia de Ciências da República Tcheca na cidade de Kutná Hora. As informações sobre o achado foram divulgadas em um comunicado oficial da instituição.

Os arqueólogos encontraram quatro casas compridas, típicas da época, que mediam entre 4 e 6 metros de largura e entre 10 e 40 metros de comprimento, segundo Daniel Pilař, um dos arqueólogos responsáveis pelo estudo.

Os vestígios, que têm cerca de 7 mil anos, foram construídos por agricultores que migraram do sudoeste europeu para se estabelecer naquela região.

Hipótese

Há uma hipótese, segundo o portal Galileu, de que essas casas poderiam ter dois andares, já que algumas construções apresentam colunas duplicadas em certas áreas, sugerindo uma forma rudimentar de suportar um segundo andar. Essas colunas duplicadas são uma característica que aparece consistentemente em apenas uma parte das casas.

Estima-se que até 40 pessoas poderiam viver nas maiores dessas residências, embora fosse mais comum que elas abrigassem entre 10 e 20 habitantes. Daniel explica que, embora as construções oferecessem proteção contra o frio e a chuva, a maioria das atividades dos moradores era realizada ao ar livre.