Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Terremoto

Após tremor, Japão emite alerta para possível megaterremoto

Essa é a primeira vez que as autoridades japonesas emitiram esse tipo de aviso, desde o desastre de Fukushima em 2011

Redação Publicado em 09/08/2024, às 16h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Yoshiharu Tsuyuki por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Yoshiharu Tsuyuki por Pixabay

Nesta sexta-feira, 9, autoridades japonesas alertaram a população para a possibilidade de um “megaterremoto”, como resultado do tremor de magnitude 7,1, que atingiu o país ontem, ferindo oito pessoas no Sul do país. 

A possibilidade de ocorrência de um grande terremoto é maior do que o normal, mas isso não indica que um grande terremoto ocorrerá com certeza”, disse a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Conforme repercutido pelo site Folha de Pernambuco, essa é a primeira vez que as autoridades japonesas emitem um alerta desse tipo desde a implementação de um novo sistema de aviso, após o devastador terremoto de 2011 que provocou o acidente nuclear de Fukushima.

O terremoto de magnitude 7,1 ocorrido na quinta-feira, 8, não resultou em danos materiais significativos. A agência de gestão de desastres informou que oito pessoas ficaram feridas, muitas delas devido à queda de objetos.

Preparação

Situado no encontro de várias placas tectônicas, o Japão é um dos países mais ativos em termos sísmicos no mundo, registrando cerca de 1.500 terremotos anuais, a maioria de pequena magnitude.

No entanto, mesmo os terremotos mais fortes causam poucos danos, graças às rigorosas normas de construção resistentes a abalos sísmicos que o país implementa há décadas, além de um extenso programa de educação para os seus 125 milhões de habitantes sobre como se comportar nessas situações.