Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Após nove meses presos no espaço, astronautas voltarão à Terra nesta semana

Barry "Butch" Wilmore e Suni Williams serão transportados pela nave Crew Dragon da SpaceX e já tem data e horário marcados para retornarem; confira!

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 17/03/2025, às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Butch Wilmore e Suni Williams - Divulgação/NASA
Butch Wilmore e Suni Williams - Divulgação/NASA

A NASA informou que os dois astronautas norte-americanos que estão presos na Estação Espacial Internacional retornarão à Terra após mais de nove meses. 

Segundo repercutido pelo The Guardian, Barry "Butch" Wilmore e Suni Williams serão transportados pela nave Crew Dragon da SpaceX, que ainda trará de volta outro astronauta americano e um cosmonauta russo. A Dragon chegou na ISS na manhã do último domingo, 16.

Barry e Suni estão presos na Estação Internacional Espacial desde junho, após a nave espacial Boeing Starliner, que eles estavam testando em sua viagem inaugural tripulada, teve problemas de propulsão — sendo considerada imprópria para voltar à Terra. 

No último domingo, a NASA emitiu um comunicado informando que o mergulho dos astronautas no oceano, na costa da Flórida, havia sido adiantado para a tarde da próxima terça-feira, devido às condições climáticas favoráveis. Em um primeiro momento, o pouso estava programado para acontecer de quarta-feira em diante, dependendo do clima. 

A meta de retorno atualizada continua a permitir que os membros da tripulação da estação espacial tenham tempo para concluir as tarefas de transferência, ao mesmo tempo, em que fornece flexibilidade operacional diante de condições climáticas menos favoráveis ​​esperadas para o final da semana", disse a agência espacial.

Além da dupla, o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov também retornarão na cápsula Dragon, com a viagem sendo transmitida ao vivo a partir da noite desta segunda-feira, quando os preparativos para o fechamento da escotilha começarão.

Presos no espaço 

O retorno à Terra marcará para Wilmore e Williams o fim de uma expedição de cerca de nove meses no espaço, mas que deveria ter sido uma viagem de poucos dias de ida e volta. Com a estadia prolongada, eles ficaram na ISS um tempo maior do que a rotação padrão dos astronautas, que é de cerca de seis meses. 

Apesar disso, eles não são recordistas no espaço: visto que Frank Rubio, astronauta da NASA, ficou 371 dias a bordo da ISS, estabelecendo o recorde americano; enquanto o cosmonauta russo Valeri Polyakov detém o recorde mundial, após passar 437 dias contínuos a bordo da estação espacial Mir.