Antiga canoa indígena possui quase mil anos, e foi encontrada ao acaso por três adolescentes que nadavam por perto
Descobertas arqueológicas podem ser feitas em diversos lugares, sendo provenientes de culturas e períodos históricos dos mais variados possíveis, considerando-se todo o tempo existente da história da humanidade.
Porém, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre esses achados precisam ocorrer após longas escavações. Alguns deles podem ser encontrados de forma inesperada e em ambientes diferentes, como o fundo do oceano ou mesmo pequenos lagos.
Apesar de os achados serem mais comuns que muita gente imagina, ainda é uma raridade encontrar algo relevante em meio à vida normal. E mesmo assim, três adolescentes recentemente tiveram bastante sorte quando encontraram, enquanto nadavam no Lago Waccamaw, na Carolina do Norte, Estados Unidos, uma antiga canoaindígena da etnia Waccamaw Siouan.
Quando acionados para retirar o objeto — que a primeira vista parecia mais com um simples tronco de árvore — da água, arqueólogos apontaram que aquela canoa tinha cerca de 930 anos. A operação de 'resgate' da canoa, por fim, foi considerada um sucesso, de acordo com a Revista Galileu.
Para Michael Jacobs, uma liderança do povo Waccamaw Siouan afirma, de acordo com o site Ancient Origins, que "ao longo de muitos anos nós [estes indígenas] sempre somos questionados sobre a nossa história, de onde viemos e quem nós somos". "Agora temos história física para nos apoiar", comemora.
Por fim, como conta a Fox News, a canoa foi encaminhada para a cidade de Greenville, também na Carolina do Sul, para que pudesse ser preservada e estudada mais a fundo.