Novo filme de Walter Salles, 'Ainda Estou Aqui' conta com a participação ilustre de Fernanda Montenegro em papel emocionante e de destaque
Publicado em 07/11/2024, às 10h45
Nesta quinta-feira, 7, chegou aos cinemas de todo o Brasil o novo filme 'Ainda Estou Aqui'. Dirigido por Walter Salles, o longa é uma adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva e publicado em 2015, que se passa em meados da década de 1970, quando o país vivia o auge da ditadura militar e se inspira em sua própria família.
Na narrativa, acompanhamos a trajetória da família Paiva — composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus filhos —, que vive um momento extremamente tenso depois que Rubens, um ex-deputado, é levado por militares à paisana e desaparece sem deixar qualquer rastro.
Enquanto precisa cuidar dos filhos, Eunice dedica décadas de sua vida em busca de respostas sobre o que aconteceu com o marido. Nas cenas posteriores, quem interpreta Eunice é a emblemática atriz brasileira Fernanda Montenegro.
Vale mencionar que Fernanda Montenegro já trabalhou com Walter Salles anteriormente em 'Central do Brasil' (1998), que foi indicado do Oscar de Melhor Filme Internacional e rendeu indicação também de Melhor Atriz à própria Fernanda. Mas afinal, como é seu papel no novo filme?
+ Ainda Estou Aqui: Conheça a história real por trás do filme
Quem interpreta Eunice Paiva no filme é principalmente Fernanda Torres; curiosamente, filha de Fernanda Montenegro. A atriz veterana, por sua vez, dá vida à Eunice em seus últimos anos de vida.
Segundo a CNN, um fato sobre Eunice Paiva — mãe do autor do livro, Marcelo Rubens Paiva — é que ela faleceu em 2018, aos 88 anos, e conviveu com o Alzheimer em seus últimos 14 anos de vida.
A escolha de duas renomadas atrizes brasileiras para o elenco compartilhando o mesmo papel, em momentos diferentes da vida, certamente é um fator que chama bastante atenção para o filme — que, mesmo que não influencia na história, a semelhança física entre elas torna mais crível a passagem do tempo.
Porém, caso você espere assistir ambas as atrizes com tempo de tela parecidos, infelizmente Montenegro aparece apenas na cena final, após uma passagem de tempo que leva a história da década de 1970 até 2010, quando Eunice já estava profundamente afetada por sua doença.
'Ainda Estou Aqui' já está disponível nos cinemas brasileiros.