Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Agricultor encontra mais de 700 moedas raras em fazenda nos EUA

Moedas raras, datadas da época da Guerra Civil Americana, foram encontradas em fazenda no estado do Kentucky; tesouro vale R$ 18 milhões

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 21/10/2024, às 15h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tesouro encontrado por agricultor - Divulgação/NCG Coins
Tesouro encontrado por agricultor - Divulgação/NCG Coins

Mais de 700 moedas raras, datadas da época da Guerra Civil Americana (1861-1865), foram descobertas por um agricultor em sua fazenda no estado do Kentucky. Avaliado em cerca de R$ 18 milhões, o tesouro foi exibido no programa de TV Kentucky Life.

O fazendeiro, que preferiu manter sua identidade em sigilo, relatou que tudo começou quando viu uma moeda brilhando no solo e decidiu escavar. Entre as moedas encontradas estavam exemplares de 1, 10 e 20 dólares, todas em excelente estado de conservação. As mais valiosas são as raras "Double Eagles", cunhadas em 1863, muito procuradas por colecionadores.

"Eu nunca teria acreditado no que aconteceu depois. Coisas que só acontecem em sonhos", contou o agricultor, segundo o portal O Globo, explicando que passou cerca de uma hora recolhendo as moedas. "Elas continuavam surgindo. Eu sabia que eram centenas."

O especialista em moedas rarasJeff Garrett foi quem avaliou o achado. De acordo com ele, o valor das moedas é amplificado por seu contexto histórico e estado de conservação. "Quanto mais antiga e rara for uma moeda, maior será o seu valor no mercado," afirmou Garrett.

Hipóteses

A origem do tesouro ainda é incerta. Uma das hipóteses é que um fazendeiro rico as enterrou para protegê-las durante o período da guerra. Outra possibilidade é que o dinheiro tenha sido roubado e escondido por alguém que planejava recuperá-lo mais tarde, mas nunca conseguiu.