Pesquisadores estão chamando o achado de "a descoberta deste ano"
Uma grande pedra que continha inscrições rúnicas foi achada por um fazendeiro enquanto estava arando o campo em sua fazenda ao redor de Loftahammar, na Suécia.
A pedra já tinha sido guardada para servir de escada, porém, quando o fazendeiro decidiu virá-la descobriu que estava coberta de runas. Após a descoberta o homem acionou Veronica Palm, vice-diretora e arqueóloga do museu de Västervik. Quando ela tomou conhecimento sobre a pedra contatou imediatamente o National Heritage Board.
O runologista Magnus Källström foi até o local para analisar as incrições, e descobriu que continha uma mensagem interpretada que dizia: "As cercas ergueram esta pedra em homenagem ao pai de Sigdjärv, marido de Ögärd". A runa foi datada pertencente da primeira metade do século 11.
Foi identificado que Ögärd teria feito parte de uma família importante que vivia na região. Já era sabido desde 2006 que a área teria sido residência de nomes significativos, segundo uma descoberta feita de um depósito de prata da Idade Viking em Hellerö.
Veronica Palm declarou que a pedra "está em muito bom estado. É incomum encontrar pedras rúnicas em tão boas condições. Deve ter caído há muito tempo porque o campo é usado há muito tempo. Foi uma coincidência que ele estivesse na pedra com o arado e pudesse encontrá-lo. Estava de cabeça para baixo".