Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Naufrágio

Mais de 50 anos após desastre mortal, Austrália encontra naufrágio de cargueiro

O cargueiro MV Noongah, de 71 metros, transportava aço na costa de Nova Gales do Sul, na Austrália, quando enfrentou uma forte tempestade

Luiza Lopes Publicado em 25/07/2024, às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vista da popa e do convés superior do naufrágio do MV Noongah - Divulgação/CSIRO
Vista da popa e do convés superior do naufrágio do MV Noongah - Divulgação/CSIRO

Em 25 de agosto de 1969, o cargueiro MV Noongah, de 71 metros (233 pés), transportava aço na costa de Nova Gales do Sul, na Austrália, quando enfrentou uma tempestade.

Poucos minutos após enviar um sinal de socorro, o navio afundou em mares agitados, resultando na morte de 21 dos 26 tripulantes. Nas 12 horas seguintes ao naufrágio, a Marinha Real Australiana, com destróieres, caça-minas, aviões, helicópteros e outros navios, realizou uma busca massiva.

Equipes de resgate também vasculharam a costa em busca de sobreviventes. Durante esse período, dois homens foram encontrados no mar em botes salva-vidas separados e outros três agarrados a uma tábua de madeira, mas apenas um corpo foi recuperado dos que se perderam no mar.

Anos depois, moradores avistaram um naufrágio em águas profundas na costa de South West Rocks, cerca de 460 km (286 milhas) ao norte de Sydney, e relataram suas coordenadas às autoridades.

Suspeitava-se que pudesse ser o Noongah, mas a tecnologia ou conhecimento de mergulho necessário para identificar o navio não estavam disponíveis na época.

naufrágio
Acredita-se que esta foto que mostra o Noongah no rio Derwent tenha sido tirada em algum momento depois de 1956 / Crédito: Divulgação/ Australian National Maritime Museum

Projeto Sydney

No mês passado, um navio de alta tecnologia pertencente à Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO) foi enviado para investigar mais a fundo. Utilizando mapeamento de alta resolução do fundo do mar e imagens de vídeo, eles confirmaram a localização do naufrágio.

O navio foi encontrado em grande parte intacto e na posição vertical no fundo do mar, a 170 metros abaixo da superfície. Todas as suas principais dimensões coincidiam com o Noongah, segundo informou a CSIRO em nota.

A busca faz parte do Projeto Sydney, que encontra e documenta os naufrágios de navios perdidos. Agora, os pesquisadores planejam um mergulho para coletar mais imagens do local, na esperança de esclarecer por que o navio afundou.

Essa tragédia ainda está muito presente na memória de muitos na comunidade. Esperamos que saber o local de descanso do navio traga algum fechamento para todos”, disse Matt Kimber, do CSIRO, em nota.

Familiares sobreviventes da tripulação disseram à Australian Broadcasting Corporation que a descoberta é um alívio. "Isso sempre esteve na minha mente", afirmou Pamela Hendy, viúva do capitão Leo Botsman.